Gaudium news > Procissão abre Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

Procissão abre Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

Porto Alegre (Quinta-Feira, 24/01/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, no último domingo, dia 20 de janeiro, abriu oficialmente a programação da 138ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Dentro desse Ano da Fé, a Fé deverá ser o tema central das palestras preparatórias para a Festa.

procissao_de_nossa_sra_dos_navegantes.jpg

Considerado Patrimônio Imaterial de Porto Alegre, o evento contou com a presença de milhares de fiéis e devotos da Mãe dos Navegantes que participaram da missa e da procissão programadas para a ocasião.

Após a celebração eucarística foi realizada a procissão de traslado da Imagem até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no centro da capital gaúcha. Os fiéis acompanharam a imagem pelas avenidas Sertório, Presidente Roosevelt, Visconde do Rio Branco, Cristóvão Colombo, Alberto Bins, Otávio Rocha e Vigário José Inácio.

Já era noite quando a imagem chegou ao Santuário Nossa Senhora do Rosário. Uma grande chuva de papel picado, flores e uma salva de palmas foram algumas das muitas demonstrações de acolhida a Mãe dos Navegantes.

A Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, responsável pela organização do evento, afirmou que a festa religiosa deste ano levará em conta a “sustentabilidade ambiental”. Uma medida concreta foi o cancelamento da tradicional queima de fogos durante o festejo, além da substituição das lâmpadas utilizadas no Complexo Navegantes pelas ecologicamente corretas.

O tema é a Fé

Dando continuidade as atividades que fazem parte da programação da festa, entre os dias 24 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre às 20h, será realizada a novena preparatória, que em cada noite contará com a meditação de um tema específico e com a participação de diversos sacerdotes. No dia 24, o padre Tarcísio Rech refletirá sobre o “Ano da Fé – Porta Fidei”. No dia 25, o sacerdote Pedro Kunrath abordará o tema “A fé provem da pregação da Palavra de Deus”. Já no dia 26, o padre Gustavo Hass falará sobre o assunto “A fé é encontro com Cristo – Caminho da fé”.

No domingo, dia 27, o sacerdote Valério Paulo Sartor apresentará o tema “Fé, ato pessoal e comunitário”. No dia 28, o padre Lírio Celestino Pezzini refletirá sobre “A fé e seus conteúdos essenciais”. O sacerdote Márcio Lacoski abordará o tema “Fé exige caridade” no dia 29. Já no dia 30, o padre José Maldaner falará sobre “Fé e missionariedade”. No dia 31, o sacerdote César Padilha, apresentará a temática “Fé e ressurreição”. E por fim, no dia 1º, o padre Carlos Feeburg fará uma explanação sobre o assunto “Dar razões da fé ao mundo”.

A festa propriamente dita ocorrerá no dia 2 de fevereiro, a partir das 7h, com celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo reitor cônego Irineu Aloysio Brand. Em seguida terá início a procissão em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, onde às 10h30min, dom Dadeus Grings, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, presidirá a missa solene festiva da Mãe dos Navegantes.

Devoção

A Festa de Navegantes em Porto Alegre é uma das maiores celebrações religiosa da Capital gaúcha. A devoção à santa é uma herança lusitana. A fé foi transmitida aos gaúchos pelos navegadores portugueses, que consideram Maria, mãe de Jesus, como a santa protetora dos mares. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, os imigrantes encomendaram ao escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

A obra chegou a Capital gaúcha em 1871, e em 1875, foi concedida a licença para a construção da capela de Nossa Senhora dos Navegantes em um terreno doado. A primeira procissão ocorreu no dia 2 de fevereiro daquele ano. Ao amanhecer, por terra. À tarde, pelo rio. A imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário, em 1876.

Um incêndio atingiu a paróquia em 1910 e destruiu a imagem trazida de Portugal. A reconstrução da igreja foi feita pelos devotos, e uma nova estátua foi encomendada ao mesmo escultor. A reinauguração ocorreu em 1913. O local até hoje recebe a festa de Navegantes. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas