Gaudium news > Diocese de Cruz Alta celebra 40 anos de instalação

Diocese de Cruz Alta celebra 40 anos de instalação

Cruz Alta (Terça-Feira, 22/01/2013, Gaudium Press) A diocese de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul, comemorará no próximo dia 28 de janeiro o Jubileu dos seus 40 anos de instalação, relembrando a história construída entre as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens da região. Para marcar a data, será realizada uma celebração eucarística na Catedral diocesana do Divino Espírito Santo.

cruz_alta_divino_espirito_santo.jpg
Catedral de Cruz Alta

A cerimônia festiva, que iniciará a partir das 20h, terá como responsável a coordenação diocesana de Liturgia, que a preparou procurando fazer uma retrospectiva destes anos de caminhada pastoral da diocese gaúcha. A expectativa dos organizadores é de que seja um momento de ação de graças por tantas pessoas que ajudaram a construir a vida pastoral da diocese. Os bispos que trabalharam na Igreja de Cruz Alta foram convidados para participar da celebração.

A catedral do Divino Espírito Santo fica localizada na Rua Duque de Caxias, número 729, em Cruz Alta. Mais informações pelo telefone (55) 3322-1258.

História da diocese

No dia 1º de janeiro de 1969 o bispo de Santa Maria, Dom Luiz Vitor Sartori, criava o Vicariato Episcopal de Cruz Alta. A sua instalação tinha como objetivo principal preparar a diocese de Cruz Alta. A 30 de junho de 1969, Dom Luiz propôs aos Bispos do Rio Grande do Sul, reunidos em Viamão, a criação da nova Diocese. O assunto foi amplamente debatido aquele ano.

A assinatura oficial da nomeação da comissão pró-bispado ocorreu no dia 7 de fevereiro de 1970. Em 30 de novembro de 1970 foram feitos os necessários encaminhamentos para a construção da residência episcopal. Para o funcionamento do secretariado diocesano de pastoral se fariam as necessárias reformas no prédio adquirido junto à Paróquia do Divino Espírito Santo.

friedrich_heimler_cruz_alta.jpg
Dom Friedrich
Heimler

No dia 27 de maio de 1971, com a Bula Papal “CUM CHRISTUS”, foi criada a diocese de Cruz Alta, pelo Papa Paulo VI. Simultaneamente foi nomeado bispo da nova diocese, Dom Walmor Battú Wichrowski. Após desentendimentos com a comissão central da diocese, dom Walmor renunciou ao cargo, sem ao menos chegar a assumi-lo.

Dom Aloísio Lorscheiter, secretário geral da CNBB e bispo de Santo Ângelo, no dia 8 de julho de 1971, após contato pessoal com o Sr. Núncio Apostólico e Dom Érico Ferrari, novo Bispo de Santa Maria, comunicava ao Vigário Episcopal o adiamento da instalação da diocese e posse do seu primeiro bispo. Foi extinto o Vicariato e continuava a jurisdição da nova diocese aos cuidados do bispo de Santa Maria, Dom Érico Ferrari.

Todas as atividades desenvolvidas durante o ano de 1972, em preparação à chegada do novo bispo foram repletas de entusiasmo. No mês de junho de 1972 foi criado o boletim diocesano, “A voz da Diocese”, cujos objetivos eram, e são até hoje, tornar conhecida esta Igreja que quer ser comunhão e participação. No final do ano, a comunidade recebia a noticia da nomeação do padre Nei Paulo Moretto, reitor do Seminário Maior de Viamão, como o novo bispo de Cruz Alta.cruz_alta_diocese.jpg

A ordenação do padre Nei foi realizada no dia 28 de janeiro de 1973. No mesmo dia da ordenação ele tomou posse como primeiro bispo da região, oficializando definitivamente a instalação da diocese de Cruz Alta. A solenidade foi presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Humberto Mazzoni, por Dom Vicente Scherer e por Dom Érico Ferrari. Dom Paulo Moretto foi bispo de Cruz Alta de 28 de janeiro de 1973 até março de 1976.

A diocese de Cruz Alta abrange um território de 34 municípios com uma população em torno de 382.168 mil habitantes. Pastoralmente está dividida em cinco regiões de pastoral: região de Cruz Alta; região de Ijui; região de Panambi; região de Espumoso e região de Soledade. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas