Arquidiocese de Brasília disponibiliza suas paróquias para coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa
Brasília (Terça, 20-05-2009, Gaudium Press) Fazendo sua parte pela Campanha Ficha Lima, a arquidiocese de Brasília colocou à disposição até o dia 31 de maio todas as suas paróquias e pastorais para coleta de assinaturas em prol da iniciativa. O objetivo é conseguir 1 milhão e 300 mil assinaturas até o início do segundo semestre para levar ao congresso o projeto de lei de iniciativa popular da Lei de inelegibilidade, que impede a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes como lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas, improbidade administrativa entre outros. A lei também impede a candidatura de políticos que renunciaram ao mandato para fugir da cassação.
De acordo com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a iniciativa continuará enquanto a meta não for atingida.
Se a meta for atingida – 700 mil assinaturas já foram obtidas, de acordo com o MCCE -, é possível que a lei seja válida já no pleito do ano que vem. O projeto da nova lei dá continuidade à lei 9840, publicada em setembro de 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que veta doações ou oferecimento de qualquer tipo a eleitores a fim de obter vantagem, desde o registro da candidatura até a eleição.
“Não se trata de uma condenação. É uma medida restritiva”, diz o juiz eleitoral Marlon Reis, que participa da campanha. “O Brasil que estamos propondo é um Brasil que se respeita mais e tem critérios na escolha de seus candidatos”, afirma.
A Mobilização instalou pontos de coleta de assinatura nas paróquias e também em pontos estratégicos da cidade a fim dar maior estímulo na participação dos cidadãos. Para o correto preenchimento dos Formulários é necessário os dados exatos constantes no título de eleitor.
Os formulários para a coleta de assinaturas foram encaminhados para todas as paróquias do Distrito Federal.
O texto do Projeto está disponível no sitio do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (www.mcce.org.br), endereço onde também pode ser encontrado o formulário.
Serviço:
As assinaturas devem ser enviadas pelo correio – o Congresso exige assinaturas à mão – ao endereço: SAS, Quadra 05, Lote 2, Bloco N, 1º andar – CEP: 70.438-900, Brasília – Distrito Federal.
Mais informações:
61.2193.9658; ou pelo email semcce@gmail.com
Deixe seu comentário