Uma nova primavera evangelizadora para Porto Rico
San Juan (Terça-feira, 15-01-2013, Gaudium Press) – Uma nova primavera evangelizadora para Porto Rico e para toda a América Latina, graças ao empenho de uma Igreja que “tem no Evangelho a sua verdadeira força e goza de credibilidade por sua resposta caritativa e solidária aos problemas dos homens e mulheres em dificuldade”. Estes são os votos do Cardeal Carlos Amigo Vallejo, Arcebispo emérito de Sevilha (Espanha), enviado especial de Bento XVI para as celebrações conclusivas do v centenário de chegada à Ilha caribenha do primeiro Bispo, Dom Alonso Manso.
Na capital San Juan, informa a Radio Vaticana, na Missa celebrada na catedral metropolitana, a memória dos 500 anos da posse do primeiro prelado católico foi a ocasião para refletir sobre a necessidade de redescobrir as raízes da história e das tradições do povo cristão não somente de Puerto Rico, mas de todo o continente. «A nova evangelização – disse o Cardeal – quer recuperar a alegria do encontro com Cristo, assumir o Evangelho como forma de vida, encontrar-se com os irmãos mais distantes e falar a eles, com entusiasmo, de jesus Salvador, aprofundar os valores e as responsabilidades da nossa fé, ir ao encontro das realidades deste mundo para oferecer, como cristãos, a luz que recebemos”.
O enviado do Papa falou da necessidade de uma nova evangelização sobretudo neste Ano da Fé, e o fez recordando as etapas do primeiro bispo que chegou à Ilha, no Natal de 1512. A partir do dia em que Dom Alonso Manso celebrou a primeira missa naquela que se tornaria a catedral de Porto Rico, ressoou o mandato de Cristo para evangelizar.
Por isso, destacou o cardeal, “a principal obrigação, nesse momento, é promover, sustentar e descobrir a alegria do crer e encontrar o entusiasmo de comunicar a fé”. Por fim, o Card. Vallejo concluiu destacando o grande empenho pastoral do primeiro bispo, e convidou a extrair do passado um renovado ímpeto para o futuro, de modo a estar atento aos novos desafios da sociedade. (JS)
Com informações Rádio Vaticana
Deixe seu comentário