Símbolos da JMJ chegam a Joinville nesse fim de semana
Joinville (Sexta-feira, 11-01-2013, Gaudium Press) Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam à Diocese de Joinville, em Santa Catarina, no próximo final de semana. Isto dará aos fieis a oportunidade de celebrarem a fé ao lado dos símbolos que já percorreram o mundo.
Brasão da Diocese de Joinville |
A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora ficarão na Diocese entre os próximos dias 13 e 16 de janeiro. Além desses dois símbolos, a imagem da beata Albertina Berkenbrock, uma das patronas da JMJ-Rio 2013, estará na peregrinação por cidades da Diocese.
Está prevista uma vasta programação para a ocasião. As 16h do dia 13, na Catedral de Joinville terá início a concentração dos jovens para receber os símbolos e, em seguida, às 17h, haverá uma coletiva de imprensa com a apresentação dos símbolos na Mitra Diocesana. A missa solene de chegada dos símbolos também será realizada na Catedral de Joinville, e está marcada para as 19h. A celebração será presidida por dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville.
A programação segue até o dia 16 com diversas atividades. Os símbolos da jornada passarão por várias localidades da região, entre elas, Rio Negrinho e Jaraguá do Sul.
No dia 16 está marcada, para as 10h, a celebração de entrega dos Símbolos da JMJ à Diocese de Blumenau, na Paróquia São Sebastião, em Jaraguá do Sul.
Sobre os Símbolos da JMJ
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz de 3,8 metros que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.
“Hoje eu confio a vocês, o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003). (JS)
Deixe seu comentário