Gaudium news > 5 mil jovens catarinenses preparam-se para participar do “Bote Fé Floripa”

5 mil jovens catarinenses preparam-se para participar do “Bote Fé Floripa”

São José – Santa Catariana (Segunda-Feira, 07/01/2013, Gaudium Press) O Estado de Santa Catarina prepara-se para o show de evangelização “Bote Fé Floripa”, que acontecerá no próximo sábado, dia 12 de janeiro, dentro da programação da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora pela região, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O evento, que acontecerá no Centro Multiuso de São José, na Grande Florianópolis, contará com shows de bandas locais e nacionais, apresentações culturais e celebração eucarística.

centro_multiuso.jpg
Centro Multiuso de São José

De acordo com os organizadores, o “Bote Fé” é um conjunto de ações que une a todos em volta da visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade. Assim sendo, este projeto, possui três grandes eixos: a celebração, a formação e a ação social.

A programação do evento terá início às 18h, com a apresentação de números culturais e musicais. As bandas participantes serão: Voz Amiga (Criciúma), Éfeta (Lages), Amados do Eterno (Florianópolis) e as bandas nacionais Vida Reluz, Cantores de Deus e Dominus. Durante a celebração da santa missa, que será presidida pelo arcebispo Dom Wilson Tadeu Jonck e concelebrada pelos demais bispos do Regional Sul 4 da CNBB (que abrange o Estado de Santa Catarina), haverá a acolhida dos símbolos da JMJ.

Os responsáveis pela organização da atividade, que é totalmente gratuita, esperam reunir cerca de 5 mil jovens vindos de todas as 10 dioceses catarinenses. Segundo o coordenador do evento, padre Leandro José Rech, foram preparadas várias equipes de trabalho para dar o suporte necessário aos participantes. Ele destacou que haverá equipes de serviço de alimentação, saúde, estacionamento, segurança interna e externa, entre outros. “Tudo para deixar as pessoas tranquilas e concentradas no evento”, completou.

Padre Leandro também ressaltou que os jovens estão motivados a participar do evento, que é o ponta pé inicial da arquidiocese para um conjunto de ações que ainda virão rumo à JMJ 2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro. O coordenador enfatizou ainda que o local escolhido é próximo a Florianópolis, seguro, abrigado para as chuvas comuns no verão, possui ampla área de estacionamento, é de fácil acesso. Além de possuir uma estrutura adequada para abrigar grandes eventos, por possuir uma área de mais de 11 mil m².

Todas as informações do evento estão disponíveis no site www.botefefloripa.com.br.

Também já está no ar a página do “Bote Fé Floripa” no Facebook: www.facebook.com/ BoteFeFloripa.

Os símbolos da JMJ

Os símbolos da JMJ, a Cruz da dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, iniciaram sua peregrinação pelo Brasil no dia 18 de setembro, em São Paulo. Até julho de 2013, passarão por todo o país, de norte a sul, levados pela juventude.

A Jornada Mundial da Juventude

“A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”. Essa convocação foi feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), durante a audiência geral no dia 24 de agosto. A próxima jornada acontecerá pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do ano que vem.

As JMJs têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.(FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas