Gaudium news > “Sem a verdade do matrimônio a sociedade se desintegraria”, declara Cardeal Rocco Varela

“Sem a verdade do matrimônio a sociedade se desintegraria”, declara Cardeal Rocco Varela

Madri – Espanha (Quarta-feira, 02-01-2013, Gaudium Press) No último domingo de 2012, 30 de dezembro, o Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio Maria Rocco Varela assegurou que “sem a verdade do matrimônio, o organismo vivo que é a sociedade, se desintegraria”.

cardeal_rocco_varela.jpg

Durante a celebração da Missa das Famílias, presidida na Praça de Colón, o prelado destacou que “ignorar e desprezar a verdade do matrimônio como fundamento de toda sociedade que quer edificar-se de modo justo, solidário, profundamente humano e fecundo, é colocar em jogo sua mesma viabilidade histórica”.

O Cardeal sustentou que o amor da família cristã é o que tornará possível terminar com a “estremecedora tragédia do aborto praticado massivamente desde os anos setenta”.

Segundo ele o matrimônio é o antídoto contra as “dramáticas situações que derivam da extrema facilidade com que se chega ao divórcio, se desmantelam as famílias e atinge seus membros mais débeis, as crianças, a uma dolorosíssima tensão interior que tantas vezes lhes destrói por dentro e por fora”.

Em nossos dias é necessário recordar a verdade da família humana e atualizar a doutrina da fé sobre a verdade do matrimônio “quiçá muito mais” que na abertura do Concílio Vaticano II em meio da “delicada conjuntura histórica” de consolidar uma ordem jurídica nova para uma humanidade “sumida até apenas duas décadas em uma trágica contenda mundial”.ppfamiliasmadrid.jpg

Diante desta situação, o Cardeal animou aos esposos e pais de família a “serem fortes e valentes na fidelidade e na renovação constante de seu amor fecundo”.

“Somente a família concebida e vivida na plenitude de sua verdade abre o horizonte da esperança para o homem e a sociedade deste tempo”, afirmou Dom Rocco Varela.

“Não importa que o mundo não nos conheça, inclusive que nos rejeite. No fundo dessas posturas negadoras da verdade da família cristã, está operante o fato social de não querer conhecer a Ele”, concluiu. (EPC)

Com informações da Europa Press.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas