São Domingos do Sul terá a 27ª Romaria Vocacional
São Domingos do Sul (Quarta-Feira, 26/12/2012, Gaudium Press) O município de São Domingos do Sul, no Rio Grande do Sul, sediará no dia 6 de janeiro a 27ª edição da Romaria Vocacional, em memória do servo de Deus Monsenhor João Benvegnú, que trabalhou na paróquia da região por mais de 50 anos. A atividade contará com um tríduo preparatório nos dias 2, 3 e 4 de janeiro, abordando temas alusivos ao Ano da Fé e às Missões: Alimentar a fé com a palavra de Deus; oração e vida e vida eucarística.
Realizado sempre às 21h, a primeira noite do tríduo contará com a participação da paróquia São Braz de Vanini, com a presença especial de crianças. Já a segunda noite do tríduo estará a cargo da paróquia São Luiz Gonzaga de Casca, com a participação de jovens e motociclistas. Na terceira noite da atividade, a paróquia São Braz de Parai estará responsável pela coordenação do tríduo, que contará ainda com a presença das famílias e dos cavalarianos.
No sábado, dia 5 de janeiro, às 17h será realizada uma missa na matriz. Mais tarde, a partir das 20h, acontecerá uma missa seguida pela procissão luminosa e benção do Santíssimo. No dia da festa, 6 de janeiro, às 7h30min haverá uma celebração eucarística na matriz e às 10h ocorrerá a missa da saúde. À tarde, a partir das 16h, será celebrada mais uma missa e logo depois será dada às benções do servo de Deus Monsenhor João Benvegnú.
Para o pároco da paróquia São Domingo, padre Dionísio Benvegnú, o templo passou por algumas melhorias para melhor acolher os romeiros neste momento de evangelização e de celebração. A Paróquia São Domingos fica localizada na Rua Monsenhor João Benvegnú, número 372, em São Domingos do Sul. Mais informações pelo telefone (54) 3349 1266.
Monsenhor João Benvegnú
Monsenhor João Benvegnú nasceu no dia 12 de agosto de 1907, no município de Muçum, e faleceu na UTI do Hospital São Vicente de Paula, em Passo Fundo, no dia 3 de janeiro de 1986, aos 79 anos. Durante mais de 50 anos atuou como pároco de São Domingos do Sul.
Como sacerdote ele se preocupou com o bem das almas, mas sempre teve grande interesse também pela promoção de todo homem e do homem como um todo, que compreende o bem do corpo e da alma. Ele foi grande incentivador das vocações sacerdotais e religiosas. A devoção ao Santíssimo Sacramento o impelia a levantar-se às 4 horas da manhã para estar presente junto a seu Divino Amigo na Eucaristia.
O que alimentava a sua fé era seu espírito de oração. Diariamente rezava algumas horas, desde madrugada, caminhando de um lado para outro ao lado de sua Igreja, convencido de que dessa fonte brotava sua felicidade, alegria, humildade, desapego, doação e disponibilidade total, sempre e em qualquer circunstância.
No dia 7 de Fevereiro de 2010 foi encaminhado a dom Ercílio Simon, arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, um documento solicitando o início do processo de beatificação. Atualmente existe uma comissão que busca coletar informações a respeito da vida de Monsenhor João Benvegnú e sobre possíveis graças recebidas pelos fiéis.
Romaria Vocacional
Todo o ano, em janeiro, ocorre na cidade a famosa procissão do Monsenhor João Benvegnú, pároco da cidade. Milhares de pessoas acompanham a procissão, celebrando os milagres concedidos pelo santo pároco. No município, ao lado da Igreja Matriz, há um jazigo onde o pároco está sepultado, local visitado por milhares de fiéis, que vêm de vários lugares do Brasil em busca de milagres.(FB)





Deixe seu comentário