Símbolos da JMJ peregrinam pela arquidiocese de Florianópolis
Florianópolis (Quarta-Feira, 26/12/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, receberá entre os dias 10 e 13 de janeiro a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro. Na manhã do dia 10, uma comitiva especial irá buscar os símbolos na cidade de Imbituba, pertencente à diocese de Tubarão. A partir daí terá início a peregrinação pela arquidiocese.
Durante sua estadia na capital catarinense, a Cruz e o Ícone visitarão hospitais, presídios, comunidades de periferia, participarão de carreata e momentos de veneração. Em cada local por onde os símbolos passarem haverá uma programação especial com vigília, show musical e apresentações artísticas.
Um dos pontos marcantes da visita será o Bote Fé Floripa, evento que deverá reunir mais de cinco mil jovens, no Centro Multiuso de São José, a partir das 18h. Dentro da programação do evento haverá apresentações culturais e musicais, a acolhida dos símbolos e a celebração da Santa Missa, com a participação de jovens de todas as dioceses de Santa Catarina.
O Bote Fé é um conjunto de ações que une a todos em volta da visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade. Assim sendo, este projeto, possui três grandes eixos: a celebração, a formação e a ação social.
O roteiro da visita dos símbolos na arquidiocese de Florianópolis terá início na Comarca de Santo Amaro no dia 10 de janeiro. A Cruz passará em frente à Paróquia de Santo Amaro e seguirá em carreata até o Santuário de Angelina. Lá haverá celebração de acolhida, apresentações culturais, adoração, subida ao Morro da Via Sacra até a Gruta e Bênção de Envio. No mesmo dia, a partir das 21h45min, os símbolos chegarão à Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, no Kobrasol, depois seguirão em caminhada luminosa até a Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José.
No dia 11 de janeiro, às 7h30min, ocorrerá uma celebração no Centro de Tratamento Recanto Silvestre, na Comarca de Biguaçu. Logo após, os símbolos partirão para a Igreja Matriz de Biguaçu. A partir das 16h, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora visitarão o Santuário de Azambuja, na Comarca de Brusque. Os símbolos passarão pelo Hospital de Azambuja e seguirão em carreata em procissão pelas ruas do Centro até a praça em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.
A Comarca de Itajaí acolherá os símbolos da JMJ às 22h do dia 11, no Parque da Marejada. No local haverá exposição das ações sociais paroquiais, que inicia às 21h, com animação musical, formação sobre os dois ícones e sobre a Jornada Mundial da Juventude, vigília e adoração. O encerramento da visita na região se dará às 4h30min, com a celebração da Santa Missa.
Já no dia 12 de janeiro, às 8h, os ícones estarão no Santuário Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Comarca do Estreito. A celebração do envio ocorrerá às 11h. Depois daí, os símbolos seguirão para a Comarca da Ilha, chegando à Catedral de Florianópolis às 12h30min. Durante sua estada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinarão pela Penitenciária de Florianópolis, visitarão a comunidade do Alto da Caieira, a Beira-Mar Norte (trapiche), permanecerão por algum tempo na Catedral e depois seguirão para o Centro Multiuso de São José, onde será realizado o Bote Fé.
No último dia da peregrinação, 13 de janeiro, os ícones visitarão a Comarca de Tijucas. Haverá uma vigília de oração, e ás 6h os símbolos serão levados até o Santuário de Santa Paulina, passando por Tijucas, Canelinha, São João Batista e Nova Trento. A missa de encerramento e ação de graças pela visita da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na arquidiocese será realizada às 9h. A próxima visita dos símbolos será na diocese de Joinville.
Deixe seu comentário