Tradição de Natal no México é exaltada por Arcebispo do país
Oaxaca – México (Quinta-feira, 20-12-2012, Gaudium Press) O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, refletiu esta semana sobre as “pousadas”, uma prática recordada nos dias da novena de Natal, entre 16 e 24 de dezembro, que revive de forma dramática a procura de alojamento por parte de Maria e José.
O prelado ressaltou que esta tradição mexicana passou a fazer parte da cultura popular, representando “uma boa prática, rica de ensinamentos, que deveria ser reforçada, celebrada e passada de geração em geração”.
Para Dom José Luis Chávez Botello, “as pousadas são respiro e oxigênio para muitos indivíduos e para a sociedade, pois se demonstra que é possível ter contatos humanos de maneira construtiva, viver na paz e na tranquilidade com pessoas e famílias diferentes, nos bairros e nas comunidades”.
Além disso elas “nos ensinam a nos abrirmos aos outros, a compartilhar, a vivermos e a nos alegrarmos juntos. São uma escola prática de valores fundamentais para a vida social e para uma convivência saudável”.
A origem das pousadas
Segundo a Conferência Episcopal do México, “as ‘pousadas’ nasceram nos pátios dos conventos com o objetivo de evangelizar. O termo ‘pousadas’ indica um local com administração familiar. Os índios que assumem o papel de José e Maria, caminham pedindo acolhida em um clima de oração, com cantos e versos poéticos que os acompanham enquanto batem de porta em porta. A recusa de alguma acolhida é compensada pela alegria compartilhada quando uma família abre a sua casa, um sinal que demonstra que, quando se abrem as portas da própria casa à Deus, os frutos de uma vida saudável e feliz não tardam”. (EPC)
Com informações da Rádio Vaticano.
Deixe seu comentário