Igreja Nossa Senhora de Lourdes, de Canela, celebra jubileu pelos seus 75 anos
Canela (Quinta-Feira, 20/12/2012, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela, cidade serrana do Estado do Rio Grande do Sul celebrará no dia 3 de fevereiro o Jubileu de Brilhante – os 75 anos de instalação da área paroquial. O decreto de fundação do templo foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, no dia 30 de dezembro de 1937. As comemorações tiveram início no dia 22 de novembro, com uma missa de ação de graças, e seguirão com diversas atividades pelos próximos meses.
Em preparação para a festa ocorrerá um tríduo, com a seguinte programação: dia 31 de janeiro, às 18h, adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido pela santa missa com benção dos objetos devocionais. O tema do primeiro dia será “Na fé, Maria acolheu o Salvador do Mundo”; dia 1º de fevereiro, às 18h, adoração ao Santíssimo, seguido de celebração eucarística com benção da água e dos chás. O tema será “Maria nos ensina a viver em família”; dia 2 de fevereiro, às 18h, adoração, seguida pela missa com benção das chaves e documentos. O tema abordado será “Maria, presença decisiva na vida e na fé”.
No dia da festa, 3 de fevereiro, haverá uma procissão às 9h30min, com saída da Praça João Corrêa. Na seqüência, às 10h, será realizada a missa festiva. Ao meio-dia será servido um almoço de confraternização, no salão paroquial. A partir das 14h terá início à quermesse e os festejos populares, com integração de todas as comunidades da região. Vale destacar que neste dia deverá ser lançado o livro dos 75 anos da paróquia, que está sendo confeccionado em parceria com os historiadores de Canela Pedro Oliveira e Antônio Olmiro dos Reis.
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi fundada em 1937. A construção do novo prédio da Igreja Matriz teve início em 1953. Em 1941 os alicerces já estavam bem adiantados; em 1955, ficou definido que a nova Igreja seria revestida de pedra basalto; em 1964 foram concluídas as paredes ao redor da antiga Igreja e então se deu a demolição da mesma. Em 1965 foi feita a colocação do telhado. O forro foi colocado em 1978 e em 1982 o piso em pedra basalto.
A “Catedral de Pedra de Canela” como é conhecida, possui estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. A Igreja tem 65 metros de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, que foi fabricado pela fundição Giacomo Crespi, na Itália, e aqui instalado em 1972. O mesmo ficou sem funcionar por cerca de 20 anos e no final de 2005 voltaram a soar.
Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira, com o tema da Santa Ceia. A Via Sacra é composta por quadros feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila. Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra de Canela representam a Ladainha de Nossa Senhora. No altar, três painéis retratam a aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação.
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes é integrante da Diocese de Novo Hamburgo, cujo bispo é Dom Zeno Hastenteufel. Além da Igreja Matriz, a paróquia realiza suas atividades em mais 25 capelas, localizadas nas zonas urbana e rural. Em relação às programações principais, a paróquia realiza a Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio (maio) e a festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes.
Deixe seu comentário