Gaudium news > A Igreja não deve ficar na defensiva em relação à vida pública, afirma prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

A Igreja não deve ficar na defensiva em relação à vida pública, afirma prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

Munique – Alemanha (Quarta-feira, 19-12-2012, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Ludwig Müller, expressou aos católicos alemães que a Igreja deve assumir uma posição distinta diante do avanço do ateísmo e do laicismo na política europeia. “Aos poucos deixamos espaço a outros grupos ideológicos e logo nos surpreendemos de repente com a Igreja marginalizada em todas as partes”, afirmou.

dom_gerhard_muller.jpg

Seguir este caminho de exclusão da fé representa um grave perigo para as nações, advertiu: “O ateísmo e o secularismo são as principais ameaças para a Europa”. Sobre este ponto, o Prefeito recordou que todo o continente europeu construiu sua cultura e sua sociedade sobre raízes cristãs. “Se perdemos estas raízes, no final nos encontraremos não em um ambiente neutro, mas no abismo”, advertiu.

Por este motivo, exortou aos fiéis a tomarem parte na atividade política de seus países. “Não devemos ficar na defensiva”, com um testemunho de fé “limitado a assistência à Eucaristia dominical”. Diante de uma cultura e uma política cada vez mais contrárias à fé, “necessitamos mais católicos participando na sociedade”, afirmou o Prefeito, em diálogo com o informativo Mittelbayerischen Zeitung.

“Existem católicos convencidos, trabalhando em todos os níveis da vida política”, expôs o Arcebispo, como exemplo de que é possível e necessário harmonizar a Fé com o serviço ao bem comum do Estado. O prelado convidou aos fiéis devotos a se candidatarem para os cargos públicos e a participarem ativamente das eleições. (EPC/GPE)

Com informações da Agência KAI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas