Laços com Belém e uso do fano serão elementos do Natal deste ano no Vaticano
Fano de Bento XVI |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 19-12-2012, Gaudium Press) O Natal do Ano da Fé no Vaticano terá laços com Belém,
cidade natal de Jesus Cristo. A imagem do Menino Jesus e as intenções universais das orações foram preparadas pelos frades franciscanos da Custódia da Terra Santa. Outro elemento especial será o uso do fano, uma veste litúrgica típica dos Papas, que deixou de ser usada habitualmente por João Paulo II. A informação foi dada com antecedência por Dom Guido Marini, mestre de cerimônias papais, em entrevista concedida hoje a L´Osservatore Romano.
Bento XVI portando o fano |
Bento XVI volta a usar o fano, uma espécie de capa muito leve e simples, que foi utilizada pelos papas do século X ao XII. Para a época de Natal “será utilizada nas duas grandes solenidades, a da noite de Natal e da Epifania”.
“Ao longo do tempo, explica Dom Marini, foi desenvolvida uma simbologia em relação a essa indumentária. Diz-se que representaria o escudo da fé que protege a Igreja. Nesta leitura simbólica, as faixas verticais em cor de ouro e prata expressam a unidade e a indissolubilidade da Igreja latina e oriental, que se apoiam sobre os ombros dos Sucessores de Pedro”.
Um novo Menino Jesus será apresentado em 1º de janeiro durante a missa de solenidade em intenção à Maria Santíssima, Mãe de Deus. (AA/JS)
Deixe seu comentário