Santa Sé e República da China assinam acordo no campo educativo
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 18-12-2012, Gaudium Press) – Acaba de ser realizado um acordo diplomático entre a Santa Sé e a República da China. O acordo bilateral concede o reconhecimento na Ilha de Taiwan dos títulos de estudo e de graus eclesiásticos de todas as partes do mundo. “O acordo vai trazer benefícios para todos os eclesiásticos (sacerdotes, seminaristas e religiosas) que saírem da China para estudar na Universidade Católica Fu Jen de Taipei”.
Universidade Católica Fu Jen, Taipei |
Conforme publica “L’Osservatore Romano”, o acordo prevê também o “respeito da normativa canônica sobre a estrutura e a gestão de universidades católicas e faculdades eclesiásticas de teologia em Taiwan”, capital da República da China, e a “possibilidade de propor os valores cristãos no âmbito acadêmico em faculdades diversas da teologia”.
O texto prevê ainda o “reconhecimento do caráter único do sistema educativo, característico das universidades e faculdades eclesiásticas”. E fica assente que “Tal reconhecimento implica no respeito da legislação acadêmica canônica, na salvaguarda do perfil católico das instituições acadêmicas, na exclusiva competência da Santa Sé sobre o conteúdo, o currículo escolar e a nomeação de professores” – conforme reza o acordo.
Enfim, uma das cláusulas do recente acordo estabelece que “os funcionários (das Universidades e Faculdades católicas) se comprometerão por escrito a manter uma conduta moral compatível com a doutrina e a moral católica”. (JS)
Com informações Radio Vaticana
Deixe seu comentário