O Natal é mais que um aniversário, relembra Cardeal Mexicano
Cidade do México (Segunda-feira, 17-12-2012, Gaudium Pres) Nesse terceiro domingo do advento, na Catedral do México, o Cardeal Norberto Rivera Carrera fez uma reflexão junto com os fiéis sobre o sentido do Natal. E mostrou seu pensamento a partir de uma pergunta estimulante: “Nós estamos, verdadeiramente, esperando a chegada de Jesus, ou simplesmente celebramos um aniversário histórico?”
“Estamos alegres porque aguardamos uma alegre esperança: a aparição gloriosa de nosso Salvador… No evangelho de hoje ressalta-se que o povo estava na espera da vinda do Messias prometido. E nós? Estamos, verdadeiramente, esperando la chegada de Jesus, ou simplesmente celebramos um aniversario histórico?”
Em seguida o Cardeal assinalou que outros “esperam messias políticos, liberadores de situações injustas; magos das finanças, que acertem a balança de pagamentos e a Bolsa de Valores e suba o nível de vida; os criadores de bem estar e progresso material; líderes que solucionem os problemas sociais agudos: fome, violência, incultura. Mas, e nós cristãos, esperamos verdadeiramente Aquele que pode mudar nossa vida e nossa história?”
“Jesus veio batizar, inundar o mundo com o fogo espiritual do amor cristão. Nosso mundo sente frio porque está impregnado de ódio, indiferença e egoísmo. Nosso mundo só pode reviver e transformar-se pelo calor do amor com que nos veio inflamar Jesus” afirmou o Cardeal Dom Rivera.
O Arcebispo Primaz do México afirmou que Jesus “quer convencer nos com as armas pacíficas do coração: misericórdia, perdão, amizade. Por isto devemos desejar sua volta, porque nossa época, que grita pela libertação, necessita um Salvador que nos libere de nossos rancores, egoísmos e opressões.” “Esse Jesus que contemplamos amoroso em Belém, voltará com gloria Senhor e Juiz”.
O Cardeal finalizou afirmando ainda: “uma preparação séria para o Natal é um cumprimento cada vez melhor dos deveres próprios diante dos direitos fundamentais do demais. “Se alguém pensa que é mais alegre uma preparação folclórica do Natal, convença-se de que essa alegria superficial só será de um gozo profundo se chegar à prática da justiça.” (JS)
Deixe seu comentário