Bispo do Texas fala com a Gaudium Press sobre Congresso Ecclesia in America
Roma (Sexta-feira, 14-12-2012, Gaudium Press) Dom José S. Vásquez é bispo de Austin, Texas, nos Estados Unidos. De origem espanhola, nasceu em 9 de julho de 1957 e depois de ter sido bispo auxiliar é atual titular de uma diocese com muitos fiéis de origem hispana. Mons. Vásquez participa do Congresso “Ecclesia in America” que se realiza em Roma sob os auspícios da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Gaudium Press – Para o senhor, como está indo o Congresso Internacional Ecclesia in America?
Dom José Vásquez – O Congresso está sendo excelente. Estamos estudando “Ecclesia in America”, revisando esta exortação apostólica do Beato João Paulo II que completa 15 anos e o fazemos com foco na Nova Evangelização e na Virgem de Guadalupe, que é a Evangelizadora que trouxe ao mundo, às Américas, ou melhor dizendo, à América, trouxe ao continente Americano, a Boa Nova que é Jesus Cristo.
Gaudium Press – Dizia-nos o Dr. Guzmán Carriquiry que é um Congresso onde se tem rezado muito…
Dom José Vásquez – O Rosário, por exemplo, que temos recitado nos Jardins Vaticanos diante da imagem de Nossa Senhora e de São João Diego com o Arcebispo Zumárraga pareceu-me muito bonito. Me tocou muito o coração, porque, primeiramente, nos permitiram entrar em uma área na Cidade do Vaticano, que é limitada ao público, e nos deram uma oportunidade para poder vir aqui, e rezar aqui, nesse jardim tão próximo de São Pedro e de onde vive o Santo Padre. De maneira que para nós é um orgulho saber que aqui estamos rezando este rosário para honrar a Nossa Senhora de Guadalupe.
Gaudium Press – Um dos temas que se discutiu nos Grupos de Trabalho do Congresso “Ecllesia in America” foi a enorme quantidade de população de origem hispana que está integrada à Igreja Católica nos Estados Unidos. O Senhor é um prelado de origem hispana, que está à frente de uma diocese norte americana, a diocese de Austin, no Texas. Como Vossa Excelência vê essa realidade?
Dom José Vásquez – Para mim é uma honra poder servir ao povo hispano que continua crescendo em nossa Igreja Católica nos Estados Unidos. Isso me dá um sentimento de esperança. Porque se bem que é algo que continua crescendo: o movimento, a ação do Espírito Santo neste tempo, nesta realidade da Igreja no continente que é o latino, o hispano, vai ter que tomar mais lugar na vida da Igreja e do continente. Isso é para mim um motivo de orgulho. A Igreja nos Estados Unidos beneficiou-se muitíssimo com a presença do hispano.
Gaudium Press – No domingo pela tarde, o Santo Padre mostrou seu carinho pela América ao descer de seu apartamento à Basílica vaticana para dirigir algumas palavras aos congressistas. Como o senhor viveu esses momentos?
Dom José Vásquez – Para mim foi emotivo como Bispo estar tão próximo ao Santo Padre. Ele veio e nos encontrou, nos disse palavras de ânimo para fazer esse trabalho. O qual para nós é uma honra como Igreja que peregrina na América. Aqui temos cardeais, aqui temos bispos, aqui temos sacerdotes, aqui temos leigos, aqui temos religiosas e religiosos. Para mim é uma representação do que é a Igreja. Aqui temos vivido a Igreja. Foi quase um pequeno sínodo.
José Alberto Rugeles / Diego Alves
Deixe seu comentário