“Rio que cresce em nós”: ação evangelizadora da Arquidiocese de Florianópolis
Florianópolis (Quarta-feira, 12/12/2012, Gaudium Press) Em comunhão com o Regional Sul IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado de Santa Catarina, a arquidiocese de Florianópolis está empenhada em promover a ação evangelizadora “Rio que cresce entre nós”, que se realiza nas dez dioceses de Santa Catarina, no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2013, em preparação a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Trata-se de uma ação promovida pela Coordenação da Juventude de Santa Catarina com o objetivo de iniciar uma preparação remota para a JMJ Rio-2013; ajudar os jovens da região a melhor se articular; criar uma rede organizada de contatos com a juventude em vista da jornada; desafiar e envolver a juventude de SC em uma experiência missionária; além de arrecadar fundos para sustentar despesas e atividades ligadas à JMJ.
De acordo com os organizadores da ação, a meta é levar para a JMJ uma multidão de jovens catarinenses, algo em torno de 40 mil pessoas. Mais ou menos o número de jovens que a Ação Evangelizadora “Rio que cresce entre nós” visa movimentar, o que significaria, concretamente, um pouco mais de 100 jovens, em média, por paróquia, visto que Santa Catarina conta com 356 paróquias em seu território.
Toda a ação é inspirada na passagem do Evangelho de Marcos (6,30-40), que retrata o milagre da multiplicação dos pães. Jesus sai para descansar com seus discípulos. Na outra margem do lago de Genesaré, porém uma multidão o espera. Ao ver tantas pessoas, Ele se comove e dedica aquela tarde para todas elas. Jesus sente que não pode enviá-las para casa com fome e pede aos discípulos para dar-lhes de comer.
O local é deserto e não havia pão para tanta gente. Então, do meio da multidão, alguém oferece o que tinha trazido para si: cinco pães e dois peixes. Jesus acolhe aquele pouco doado com amor. As suas mãos divinas fazem acontecer aquele gesto que seria lembrado para sempre: a partilha. Todos comem à vontade e ainda sobra.
Sendo assim, cada jovem participante da ação recebe um kit contendo um cupom e dois peixes de papel. Cabe-lhe abordar pessoas próximas a ele: familiares, amigos, companheiros de trabalho, e explicar a ação evangelizadora e o texto da multiplicação dos pães . Após, o jovem vai perguntar à pessoa se ela pode doar os cinco pães, que tem o valor de 1 real. Fará isso com cerca de 10 pessoas diferentes, anotando o nome, o e-mail e o valor doado por cada pessoa.
Peixes e sorteio
Com relação aos peixes que vêem no kit, é importante explicar que o peixe desde a antiguidade era usado como símbolo de identificação dos cristãos. Mais: Cristo elevou Pedro e André a pescadores de homens; então, peixe tem a ver com o discipulado de Jesus. E quem oferecer um peixe está, com isso, declarando-se próximo e assim receberá o título de “Amigo da Juventude!”. Claro, neste caso oferecerá um valor maior comparado aos pães. O valor foi padronizado em 10 reais.
Os peixes e o cupom, juntamente com o dinheiro arrecadado, deverão ser entregues ao coordenador paroquial da “Rio que cresce em nós”. O prazo para a devolução do cupom vai até o dia 28 de fevereiro de 2013. O valor total arrecadado será repartido em três partes iguais: um terço irá para a Coordenação Arquidiocesana da Juventude para ser investida em ações que tenham em vista a JMJ; uma parte irá para a Secretaria da Juventude de SC para sustentar as despesas em âmbito regional ligadas a jornada; e a terceira parte irá para o Regional Sul 4.
Entre os colaboradores serão sorteadas 10 inscrições para a JMJ Rio 2013 e duas viagens para a Terra Santa, incluindo a visita ao lugar da multiplicação dos pães e dos peixes. Importante lembrar que a inscrição no site dá o direito de participar do sorteio, mas não garante a inscrição para a JMJ Rio 2013. Inscrições e mais informações no site www.juventudesc.com.br. (FB/JS)
Deixe seu comentário