Santuário realiza “Natal Luz com Santa Paulina”, em Nova Trento
Nova Trento (Terça-Feira, 11/12/2012, Gaudium Press) O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, está promovendo o “Natal luz com Santa Paulina”. A abertura oficial do evento aconteceu no último sábado, dia 8 de dezembro, com o “Auto de Natal”, de Acácio Santana, regido pelo maestro Robson Medeiros. O evento contou ainda com um show pirotécnico e o acender das luzes de Natal.
A programação do Natal Luz com Santa Paulina terá continuidade no dia 16 de dezembro, aniversário de nascimento da santa e Dia Estadual da Solidariedade, com missas às 8h, 10h, 14h e 16h. Especialmente na celebração das 10h, haverá a participação das equipes destaque da 1ª Gincana Escolar Comunitária – Natal Solidário com Santa Paulina. No dia 23 de dezembro também serão realizadas celebrações eucarísticas às 8h, 10h, 14h e 16h.
Já nos dias 24 e 25 de dezembro, o evento contará com missas no santuário nos horários das 11h e das 15h. Ainda no dia 24 de dezembro, a Missa da Vigília de Natal ocorre às 20h. No dia 30 de dezembro as celebrações eucarísticas acontecerão às 8h, 10h, 14h e 16h. No dia seguinte, 31 de dezembro, também haverá Missa da Vigília, com queima de fogos, às 20h.
No dia 1º de Janeiro de 2013, as missas ocorrem às 11h e às 15h, e no dia 6 de dezembro, as celebrações serão realizadas às 8h, 10h, 14 e 16h. O encerramento oficial do Natal Luz com Santa Paulina ocorrerá no dia 13 de janeiro, com a chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora. Nesta data, a missa das 10h será presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.
2º Festival de Terno de Reis
Dentro da programação do Natal Luz com Santa Paulina acontecerá o 2º Festival de Terno de Reis, que teve sua abertura oficial em frente ao Restaurante do Santuário, com o Grupo de Terno de Reis Taquaras, de Balneário Camboriú. Em todos os domingos de dezembro, até o dia 6 de janeiro de 2013, haverá apresentações de diversos grupos de Terno de Reis de Santa Catarina.
Além do Grupo de Terno de Reis Taquaras, outros grupos de diversas cidades do Estado marcarão presença, como a Família Dias, de Blumenau, cuja apresentação foi no último domingo, 9 de dezembro, seguindo a programação com o Grupo de Terno de Reis Estrela Guia de Pindotiba, Orleans, Grupo Terno de Reis Taquaras, de Balneário Camboriú, e o Grupo Louvor Divino, de Blumenau.
Santa Paulina
Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos.
Imigrou para o Brasil no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo – Nova Trento, em Santa Catarina. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. No dia 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott, hoje um centro de encontros. Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, ela deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no Ipiranga, em São.
Santa Paulina morreu aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade. No dia 19 de maio de 2002, o Papa João Paulo II canonizou Santa Paulina, reconhecendo suas virtudes em grau heróico: humildade, caridade, fé, simplicidade, vida de oração, entre outras.(FB/JS)
Deixe seu comentário