Cinquenta mil fiéis participam de procissão em honra à Padroeira do Amazonas
Manaus (Segunda-feira, 10-12-2012, Gaudium Press) No último sábado, 8, em Manaus, mais de 50 mil fiéis participaram da procissão em homenagem à Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição.
O tema dos festejos deste ano é “Feliz aquela que acreditou”, baseado no texto de são Lucas. Segundo o padre José Albuquerque, pároco da Matriz de Manaus, o tema foi escolhido por estarmos em pleno ano da fé. “E Nossa Senhora é um exemplo de fé. Ela acreditou na palavra de Deus. A novena também é um momento de renovação da fé e de preparação para o ponto alto que é o dia em honra da padroeira”, explica.
Tendo a bandeira do Amazonas como manto, a imagem de Nossa Senhora da Conceição partiu da Igreja da Matriz carregada por homens da Marinha, e seguiu em cortejo pela Avenida 7 de Setembro, e depois pela Avenida Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho e Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, onde houve a celebração de uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira.
“Ao percorrer o Centro nosso objetivo é expressar publicamente nossa fé em Deus e imitando Maria”, declarou o pároco Albuquerque.
Dom Luiz ressaltou durante a celebração que “a fé é a luz que deve iluminar a vida; é um presente de Deus. Vale a pena colocar a Santíssima Trindade e Nossa Senhora em nós”.
O Amazonas e a devoção à Nossa Senhora da Conceição
De acordo com o padre José Albuquerque, “a devoção à Nossa Senhora da Conceição data do início da igreja católica e a tradição foi trazida para o Amazonas no século XVII pelos carmelitas, que construíram a primeira igreja da região no local onde hoje está situada a Matriz. Talvez por isso, ela tenha se transformado na padroeira do Estado”. (EPC)
Com informações da Arquidiocese de Manaus.
Deixe seu comentário