Gaudium news > Cuba precisa cristianizar o Natal: isso fará bem a todos, diz revista

Cuba precisa cristianizar o Natal: isso fará bem a todos, diz revista

Havana (Quinta-feira, 06-12-2012, Gaudium Press) – “Cristianizar o Natal em Cuba” é o apelo lançado pela revista católica “Vitral” a fim de que seja recuperado o sentido religioso natalino depois do longo período em que esta católica esteve banida do calendário pelo regime comunista.

cuba_nata_e_necessario.jpg
FOTO ACI

Há pouco tempo o Nascimento de Cristo voltou a poder ser celebrado publicamente e, apesar do pouco tempo, a revista cubana assinala que este fato trouxe um grande bem para a “vida da nação”: “Uma vez mais o Natal mostra sua capacidade de produzir felicidade; entretanto, não podemos esquecer que essa capacidade benfeitora do Natal tem sua raiz e sua forma no fato religioso do nascimento de Jesus Cristo. Na medida em que o Natal cubano se impregne mais de sua raiz e de sua forma religiosa cristã, como era no passado, mais bem trará ao povo cubano”, afirmou a revista publicada pela Diocese de Pinar del Río, em Cuba, na edição de Outubro-Dezembro.

O editorial deste número da revista lembra que desde o início da evangelização de Cuba as celebrações litúrgicas católicas constituíram o primeiro motivo de reunião da população e eram as mais importantes na vida do nascente país.

Vitral mostra que sempre “o bem espiritual da festa do Natal repercutia beneficiosamente na vida espiritual da nação, que é o mais importante. O Natal unia os cubanos. Além disso, na ordem econômica, existia o “Aguinaldo” (uma espécie de décimo terceiro salário), que era um bônus em dinheiro distribuído, além do salário do mês de dezembro que recebiam os empregados do país”.

O Governo comunista suspendeu as festas natalinas do âmbito público a partir de 1969. “Nos templos católicos e protestantes não se deixou de celebrar o Natal. Tampouco nos lares cristãos; mas a celebração pública desapareceu”, lembra a revista católica de Cuba.

“Em 1997, por ocasião de sua visita pastoral a Cuba, o Beato Papa João Paulo II pediu ao Presidente cubano que concedesse feriado no dia do Natal, e assim foi concedido. Um ano mais tarde foi feito lei e publicado como tal na Gazeta Oficial. O povo recebeu com beneplácito esta disposição”.

Geração sem Natal

“Entretanto, havia passado vinte e nove anos desde a última celebração pública do Natal, ocorrida em 1968. Já existia toda uma geração de cubanos que não tinham tido a experiência de um Natal. O dia de Natal foi recuperado como feriado; entretanto, isto não resultou suficiente para chegar a recuperar o ambiente propriamente natalino desses dias do ano, característico do mundo ocidental ao qual Cuba pertence”, diz a publicação de orientação católica.

De lá para cá o ambiente natalino estendeu-se a vários espaços da vida nacional, mas ainda resta muito por fazer. O trabalho de recuperação do sentido religioso da festa é tarefa também do Estado, segundo afirma “Vitral”, “porque uma boa parte do povo cubano é cristão, e faz referência, de algum modo, à pessoa divina de Jesus Cristo”.

Apêlo

Até os não crentes e pessoas de outras religiões “reconhecem Jesus de Nazaré como um extraordinário homem, que com sua vida exemplar e seus ensinos, marcou positivamente a história da humanidade”.

Vitral destacou ainda ser necessário que os meios de comunicação participem e até deem um “passo adiante” e cumpram com sua missão informativa e instrutiva desde o âmbito religioso: “É um direito do povo ver refletido nos meios de comunicação nacional seu âmbito religioso, junto com o político, o artístico e o esportivo. É um dever dos meios de comunicação nacional fazê-lo”.

“Resgatemos as festas natalinas com seu benefício significativo para o país (…) Que formoso seria, durante os dias natalinos, ver na televisão, escutar no rádio e ler na imprensa comentários positivos ao Natal, como ocorre no resto dos países do mundo ocidental e em muitos do mundo oriental! Isso não faz mal algum. Faz bem a todos. Faz bem a Cuba”, concluiu. (JS)

Com informações EWTN

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas