Gaudium news > Livro de Bento XVI é lançado hoje no Rio

Livro de Bento XVI é lançado hoje no Rio

Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, presidirá o lançamento da edição portuguesa do último livro da trilogia “Jesus de Nazaré”, escrita pelo Papa Bento XVI sobre a vida de Cristo.lancamento_do_livro_do_papa.jpg

O lançamento, que é a primeira atividade da Cátedra Ratzinger, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), será hoje, às 19h, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória (Rua Benjamin Constant, 23).

O livros é comercializados pela Editora Planeta, possuidora dos direitos autorais da obra, para o Brasil.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Arquidiocese, no lançamento, o bispo auxiliar Dom Paulo Cezar será o coordenador da mesa de expositores, que será composta pelo Padre Mário França de Miranda (coordenador da Cátedra Ratzinger, PUC-Rio), pelo Padre Leonardo Agostini (professor da PUC-Rio), por Luiz Paulo Horta (presidente do Centro Dom Vital) e por Maria Clara Bingemer (teóloga e professora da PUC-Rio).

O Livro

“A Infância de Jesus” – publicação lançada primeiramente no dia 20 de novembro, no Vaticano – está sendo traduzido em 20 idiomas, incluindo português para o Brasil. Será publicado em 72 países, sendo que, em 50 deles a saída para o público será simultânea e a tiragem inicial é de um milhão de cópias.

Com 176 páginas, ele aborda a infância de Jesus, sendo dividido em quatro capítulos. O arco histórico começa na sua genealogia e termina na separação e reencontro com os pais, em Jerusalém.

O primeiro capítulo da obra é dedicado à ascendência de Jesus, narrada nos evangelhos de Mateus e Lucas, diferentes entre si mas com o mesmo significado teológico: o aparecimento na História e a sua origem verdadeira, que marcam um novo início na história do mundo.

O anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus ocupa a segunda parte, na qual Bento XVI sublinha que Deus, “de certa maneira, fez-se dependente” da humanidade porque sujeitou-se ao “‘sim’, não forçado, de uma pessoa humana”, Maria, que aceitou ser mãe.

O contexto histórico do nascimento de Jesus, sob o Império Romano, e o estudo dos elementos que compõem as suas narrativas nos Evangelhos, como a pobreza e o presépio, constituem temas abordados na terceira parte.

No quarto e último capítulo, Bento XVI apresenta a perspetiva sobre os sábios que viram a estrela e a seguiram até ao local do nascimento de Jesus, a que a tradição cristã dá o nome de reis magos, e a fuga de Jesus, Maria e José para o Egito, devido à perseguição da autoridade judaica.

O epílogo acompanha o relato do último episódio da infância, narrado no evangelho segundo São Lucas, quando na peregrinação pascal a Jerusalém, Jesus, então com 12 anos, se afasta de Maria e de José para entrar no templo, onde discutiu com os doutores.

Para rezar

maria_clara_foto_puc.jpg
Foto: PUC-Rio

“Espero que o pequeno livro, não obstante os seus limites, possa ajudar muitas pessoas no seu caminho rumo a e com Jesus”, disse o autor do livro, Bento XVI.

A teóloga e professora da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer esteve em Roma por ocasião do lançamento no Vaticano. Na ocasião ela fez alguns comentários ao livro:

– Ressalto, em primeiro lugar, o estilo do livro, que une rigor intelectual, profundidade e erudição com uma espiritualidade, afetividade espiritual muito grandes. Isto é fundamental. O livro é mais para ser rezado, meditado, do que estudado… Embora possa ser estudado também, pois o Papa fornece uma vasta bibliografia, cita fontes, e tudo. Creio que este tom de espiritualidade é fundamental para servir como preparação para o Natal também, comentou.(JS)

Com informações da Arquidiocese Rio

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas