Gaudium news > A Praça São Pedro, no Vaticano, recebe presente de presépio vindo da Basilicata

A Praça São Pedro, no Vaticano, recebe presente de presépio vindo da Basilicata

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 06-12-2012, Gaudium Press) Há duas semanas, na Praça São Pedro, estão em andamento os trabalhos do grande presépio que desde o início dos anos 80, por iniciativa de João Paulo II, decora a praça no período de Natal. Um grande projeto realizado pelo Governatorato do Estado do Vaticano. Este ano será diferente: a Região Basilicata oferece ao Santo Padre um presépio artístico, realizado pelo Mestre Francesco Artese, um dos mais importantes representantes da escola de presépios do sul da Itália.presepio_vaticano.jpg

Devagar, se sente cada vez mais a atmosfera natalina no Vaticano e os funcionários do menor Estado do mundo estão se preparando espiritualmente e concretamente através do Advento. Bento XVI, no Ângelus e nas audiências gerais, explica o sentido do primeiro período do ano litúrgico, que prepara viver plenamente a festividade do nascimento do Senhor. Monsenhor Guido Marini, nas sextas-feiras do Advento, presidirá para os funcionários vaticanos as Vésperas na Capela Sistina. Na última semana antes do Natal, o Cardeal Angelo Comastri celebrará a Santa Missa na Basílica vaticana.

O aspecto espiritual da preparação para o Natal é acompanhado pelos preparativos simbólicos: construção dos presépios na Basílica vaticana, na Praça São Pedro e outros lugares no Vaticano. Hoje chega à Praça uma árvore de Natal proveniente do “Bosco degli Abeti Soprani”, na Itália.

O grande presépio, obra de Artese, que é montado na Praça São Pedro, será inaugurado na véspera do Natal. O Papa acenderá uma vela em sinal de solidariedade com aqueles que sofrem. A obra representará um presépio tradicional que lembra os lugares da Terra Santa com os elementos que reproduzem a arquitetura e os lugares típicos da paisagem da Basilicata. Representará o ambiente humano da antiga civilização camponesa da região, baseada nos antigos ofícios. Haverá 100 estatuetas realizadas totalmente em barro e revestidas com roupas de pano engomado, feitas à mão e inspiradas nos trajes típicos dos camponeses da Região.

O presépio terá a dimensão de cerca 150 m² e será realizado totalmente em poliestireno e coberto por argamassa com efeito “tufo”. Toda a estrutura ficará elevada do chão aproximadamente 90 cm, com uma altura que varia de 6 a 8 metros. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas