A Praça São Pedro, no Vaticano, recebe presente de presépio vindo da Basilicata
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 06-12-2012, Gaudium Press) Há duas semanas, na Praça São Pedro, estão em andamento os trabalhos do grande presépio que desde o início dos anos 80, por iniciativa de João Paulo II, decora a praça no período de Natal. Um grande projeto realizado pelo Governatorato do Estado do Vaticano. Este ano será diferente: a Região Basilicata oferece ao Santo Padre um presépio artístico, realizado pelo Mestre Francesco Artese, um dos mais importantes representantes da escola de presépios do sul da Itália.
Devagar, se sente cada vez mais a atmosfera natalina no Vaticano e os funcionários do menor Estado do mundo estão se preparando espiritualmente e concretamente através do Advento. Bento XVI, no Ângelus e nas audiências gerais, explica o sentido do primeiro período do ano litúrgico, que prepara viver plenamente a festividade do nascimento do Senhor. Monsenhor Guido Marini, nas sextas-feiras do Advento, presidirá para os funcionários vaticanos as Vésperas na Capela Sistina. Na última semana antes do Natal, o Cardeal Angelo Comastri celebrará a Santa Missa na Basílica vaticana.
O aspecto espiritual da preparação para o Natal é acompanhado pelos preparativos simbólicos: construção dos presépios na Basílica vaticana, na Praça São Pedro e outros lugares no Vaticano. Hoje chega à Praça uma árvore de Natal proveniente do “Bosco degli Abeti Soprani”, na Itália.
O grande presépio, obra de Artese, que é montado na Praça São Pedro, será inaugurado na véspera do Natal. O Papa acenderá uma vela em sinal de solidariedade com aqueles que sofrem. A obra representará um presépio tradicional que lembra os lugares da Terra Santa com os elementos que reproduzem a arquitetura e os lugares típicos da paisagem da Basilicata. Representará o ambiente humano da antiga civilização camponesa da região, baseada nos antigos ofícios. Haverá 100 estatuetas realizadas totalmente em barro e revestidas com roupas de pano engomado, feitas à mão e inspiradas nos trajes típicos dos camponeses da Região.
O presépio terá a dimensão de cerca 150 m² e será realizado totalmente em poliestireno e coberto por argamassa com efeito “tufo”. Toda a estrutura ficará elevada do chão aproximadamente 90 cm, com uma altura que varia de 6 a 8 metros. (AA/JS)
Deixe seu comentário