Gaudium news > Arcebispo de Curitiba: 45 anos de ordenação presbiteral e 25 anos de ordenação episcopal

Arcebispo de Curitiba: 45 anos de ordenação presbiteral e 25 anos de ordenação episcopal

Curitiba (Quarta-Feira, 05/12/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, convida todas as comunidades da região para participarem das atividades comemorativas dos jubileus de 45 anos de ordenação presbiteral e 25 anos de ordenação episcopal do seu arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti. A festividade será realizada no próximo dia 16 de novembro, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na capital paranaense.moacyr-jos-evitti-arc-curitiba.jpg

Para marcar a data acontecerá no dia 16 de dezembro, a partir das 10hs, uma celebração eucarística em ação de graças por todos os anos que dom Moacyr já serve a Igreja de Deus. A missa contará com a participação dos fiéis católicos da região e a presença de diversos sacerdotes.

Alguns dias atrás, no dia 30 de novembro, o arcebispo celebrou também seus 72 anos de vida com uma missa solene na catedral de Curitiba. Participaram da celebração padres do clero arquidiocesano, os bispos auxiliares, Dom João Carlos Seneme e Dom Rafael Biernaski, o arcebispo emérito, Dom Pedro Fedalto, o presidente da CNBB do Paraná, Dom João Bosco e o bispo de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi.

Dom Moacyr aproveitou a situação para agradecer a Deus pelo dom de sua vida e pela educação que recebeu de seus pais, João Vitti e Sophia Vitti, já falecidos. “Tive pais cheios de fé, que mesmo na humildade lutaram para criar bem os seus filhos”, disse ele. O arcebispo também estendeu o agradecimento a todos os fiéis da comunidade pelo carinho dado a ele durante a sua jornada e missão na arquidiocese.

Biografia de Dom Moacyr José Vitti

Dom Moacyr nasceu no dia 30 de novembro de 1940 em Piracicaba, São Paulo. Entrou para o Seminário em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto, fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa em Casa Branca (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas.

Fez sua Profissão Perpétua em 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade em Campinas, em 1967. Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e, em seguida, Provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.

Formou-se doutor em Teologia na Universidade “Angelicum” de Roma. Foi nomeado pelo Vaticano como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba em 18 de novembro de 1987, sendo que sua ordenação episcopal aconteceu na cidade paulista de Americana, em 1988. A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba foi ao dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Dois anos depois ele foi nomeado arcebispo de Curitiba pelo saudoso Papa João Paulo II, em 9 de maio de 2004. Dom Moacyr tomou posse em 18 de junho do mesmo ano, substituindo a Dom Pedro Marchetti Fedalto, que se aposentou. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas