Gaudium news > São João Damasceno, segundo Bento XVI

São João Damasceno, segundo Bento XVI

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-12-2012, Gaudium Press) No dia 4 de dezembro celebra-se a festa de São João Damasceno, doutor da Igreja. O Santo Padre Bento XVI fez algumas reflexões sobre a vida e obra deste grande santo. Vejamos algumas.

sao_joao_damasceno.jpg

“São João Damasceno nasceu em uma rica família cristã e, sendo ainda jovem, ocupou-se das finanças do califado. Não satisfeito por esse tipo de vida, por volta do ano setecentos, ingressou no mosteiro de São Sabá, próximo de Jerusalém. Ali dedicou-se como todas suas forças à ascese e à literatura, assim como a atividade pastoral, como pode-se ver pelas numerosas homilias que conservamos dele. O Papa Leão XIII o proclamou doutor da Igreja universal em 1890”.

De acordo com Bento XVI, “São João Damasceno é recordado, entre outras coisas, por seus três discursos contra os que caluniam as santas imagens, nos quais aparecem as primeiras tentativas de legitimar a veneração das imagens sagradas, vinculando-as com o mistério da encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria. Insistiu também em seu magistério na veneração das relíquias dos santos”.

O pontífice também afirmou que São João Damasceno, foi uma figura importante na teologia bizantina, sendo sobretudo testemunha ocular do trânsito da cultura cristã grega e síria, característica da parte oriental do Império bizantino, ao mundo islâmico, que se abria aos poucos através de conquistas militares no território que hoje se conhece como Meio Oriente”. (EPC)

Com informações da Rome Reports.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas