Gaudium news > Celebrações em honra a Santa Bárbara reúnem devotos na diocese de Criciúma

Celebrações em honra a Santa Bárbara reúnem devotos na diocese de Criciúma

Criciúma (Quarta-Feira, 05/12/2012, Gaudium Press) A Paróquia Santa Bárbara, pertencente à diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, promoveu na última terça-feira atividades festivas em honra a padroeira dos mineiros e que também é invocada contra raios e tempestades. Uma multidão de devotos esteve presente na paróquia. santa_barbara_criciuma.jpg

A programação das atividades teve início às 6h com a alvorada festiva. Logo em seguida, às 8h, os fiéis participaram da missa dos trabalhadores. Às 9h30min foi feita a acolhida das comunidades e ainda um bonito momento mariano.
Na sequência, às 10h, houve missa festiva presidida pelo bispo diocesano, dom Jacinto Inácio Flach. Após a celebração o povo pode apreciar um show de cordas e orquestra no interior da Igreja Matriz.

Ao meio-dia houve um almoço de confraternização, seguido de festival de talentos de bandas católicas. A partir das 15h30min, o padre Ezequiel Dalpozzo, do Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, de Caxias do Sul, fez uma apresentação. O encerramento da festa se deu com a celebração da missa do Coração de Jesus, com consagração das crianças, às 17h, seguida por um café comunitário às 18h.

Paróquia Santa Bárbara

Santa Bárbara entrou em Criciúma com o surgimento das minas de carvão como sendo a padroeira dos mineiros.
Desde 1916 se conhece a história de uma pequena capela construída ao lado da primeira mina, hoje chamada de Mina Velha, atual Bairro Operária Nova. Na então conhecida Vila Operária, hoje Bairro Santa Bárbara, foi construída uma pequena capela de madeira.

Em 1952 foi lançada a pedra fundamental da atual igreja. Por necessidades pastorais, a paróquia Santa Bárbara foi criada no dia 31 de dezembro de 1960 pelo decreto nº 496 expedido por Dom Anselmo Pietrula, bispo da Diocese de Tubarão. Hoje a paróquia conta com dez comunidades organizadas nos bairros exercendo diversas atividades pastorais. Uma dessas comunidades é fruto das Santas Missões Populares.

Santa Bárbara é uma região com desafios sociais grandes, com comunidades características de periferia onde aparecem marcas de prostituição, consumo de drogas, marginalização juvenil, desemprego. Inclusive, numa das comunidades, se encontra um centro de internamento provisório que acolhe menores infratores.

A festa da padroeira dos mineiros e do município de Criciúma procura reviver toda a beleza da história, a religiosidade e a confraternização de sua gente, a alegria, a vida e a fé celebrada em comunidade buscando no testemunho da fé desta mártir um exemplo de discipulado missionário no seguimento de Jesus Cristo. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas