Exposição de arte sacra marca os 300 anos de criação da Catedral de Florianópolis (SC)
Florianópolis (Terça-Feira, 04/12/2012, Gaudium Press) Como parte da programação comemorativa dos 300 anos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral Metropolitana de Florianópolis -, no Estado de Santa Catarina, está sendo realizada a exposição “Fé e Arte – Santeiros de Santa Catarina”. Inaugurada no Espaço Museal que fica na Catedral, a mostra ficará aberta durante todo o verão para que os muitos visitantes da temporada também possam apreciá-la.
A exposição reúne obras dos chamados “santeiros” – colonos de origem italiana que faziam crucifixos e imagens de santos não como forma de artesania e sim por devoção. Todas as obras incluídas na mostra, cedidas do acervo do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, da cidade de Brusque, são entalhadas em madeira.
Segundo a curadora da exposição, Lena Peixer, as esculturas eram feitas com utensílios da casa, como canivetes e facão. Ela explica ainda que eles não tinham objetos artísticos para fazer e nunca tinham ido a uma escola. “A própria anatomia era feita ao estilo de cada um, sem modelo vivo”, destaca.
Para Lena, o resultado desse trabalho amador, feito como homenagem aos santos que realizavam benfeitorias e milagres para a comunidade, é uma arte sacra diferenciada. A curadora ressalta também que os santos têm músculos de trabalhar na terra e que, portanto, não são os santos que estamos acostumados a ver. O roteiro da exposição inicia por um túnel escuro, que chega à sala dos crucifixos, onde estão expostos 14 crucifixos, todos diferentes um do outro. De lá se segue para a sala dos santos, com 32 imagens de santos como Santa Augusta, Santa Luzia, Santo Antonio e São José. A curadora, com um trabalho especializado em arte contemporânea, trouxe obras dos séculos 19 e 20. Lena afirma que aceitou o convite do reitor da Catedral de Florianópolis, padre Siro Manoel de Oliveira, como um desafio: “Eu fiquei gratificada, até. Era uma coisa tão diferenciada, tão fora da zona de conforto, e eu gosto do diferente”.
A mostra, com entrada gratuita, ficará aberta até o dia 5 de março de 2013, com os seguintes horários de visitação: de segunda a sexta, das 6h15min às 19h e sábados, domingos e feriados das 7h às 12h e das 16h às 21h. A Catedral Metropolitana de Florianópolis fica situada na Rua Padre Miguelinho, 55, no Centro da capital catarinense.
A Catedral
Construída entre 1753 e 1773 no mesmo local onde antes ficava a antiga capela, datada de 1678, pelo bandeirante Francisco Dias Velho, fundador de Florianópolis, a paróquia Nossa Senhora do Desterro também é conhecida como Catedral Metropolitana de Florianópolis. O templo completou 300 anos de criação no último dia 25 de novembro deste ano.
Apesar de já ter sofrido várias reformas, a arquitetura da portada continua a mesma. No interior há um arco-cruzeiro em cantaria, uma elaborada porta de madeira da Capela de Nossa Senhora das Dores e mais sete altares, com predominância de linhas neoclássicas. Além da bela arquitetura, a Catedral também chama a atenção por manter um expressivo acervo em arte sacra, como a escultura Fuga para o Egito, feita na Áustria, e um órgão de tubos alemão. (FB/JS)
Deixe seu comentário