Gaudium news > Com mensagem do Papa, Congresso Internacional “Ecclesia in América” começa no domingo

Com mensagem do Papa, Congresso Internacional “Ecclesia in América” começa no domingo

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-12-2012, Gaudium Press) De 9 a 12 de dezembro, no Vaticano, acontecerá o Congresso Internacional “Ecclesia in América”, promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e pelos Cavaleiros de Colombo, em colaboração com o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos.guadalupe.jpg

O objetivo do Congresso é reforçar e “intensificar as relações de comunhão e de cooperação entre as Igrejas do Canadá e dos Estados Unidos com as Igrejas da América Latina para enfrentar problemas comuns e desafios que se colocam para a missão da Igreja no continente americano”, explicou hoje em uma conferência para a imprensa, no Vaticano, o Cardeal Marc Ouellet, presidente da CAL.

O evento acontece durante a celebração do Ano da Fé e aprofundará dois precedentes eventos que aconteceram no Vaticano: o Sínodo dos Bispos para a América, em 1997, e a publicação da exortação “Ecclesia na América”. O Congresso será aberto com uma Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no próximo domingo, e no fim da missa o Santo Padre dirigirá uma breve mensagem aos participantes.

O objetivo deste encontro é “enfrentar os verdadeiros problemas” sem “uma abordagem política” ou “pretensões de uma resposta política”, explicou o Prof. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretário da CAL. É também fazer perguntas para as quais no momento não há resposta, acrescentou Carl Anderson, Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo.

Além dos mais de 200 participantes do Congresso, foram convidadas personalidades das Américas do Norte, Centro e Sul, entre as quais: os cardeais Thomas C. Collins, de Toronto, Sean Patrick O’Malley, de Boston, Juan Sandoval Íñiguez, emérito de Guadalajara, Nicolás de Jesús López Rodríguez, de Santo Domingo, Oscar Rodríguez Maradiaga, de Tegucigalpa. Também terão lugar no evento, representantes do Corpo Diplomático de todos os países do continente credenciados na Santa Sé.

O programa de quatro dias prevê também, além das intervenções e nas conferências, momentos de oração: a recitação do Santo Rosário nos Jardins Vaticanos no dia 11 de dezembro, em volta da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com Juan Diego e o Arcebispo Juan de Zumárraga, com a oração guiada pela leitura de textos inspirados pelo “Nican Mopohua”, primeiro documento que recolhe os diálogos da Santíssima Virgem Maria com Juan Diego na colina do Tepeyac. No dia seguinte, na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Igreja de Santa Maria em Traspontina, será celebrada a Missa do 1° aniversário da celebração eucarística presidida pelo Santo Padre, durante a qual foi dado o anúncio da visita de Bento XVI ao México e a Cuba.

Um dos momentos importantes será o encontro de um grupo de trabalho sobre as novas gerações que se colocará também no contexto da próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas