Curitiba tem comemorações no Santuário Nossa Senhora de Lourdes
Curitiba (Terça-Feira, 04/12/2012, Gaudium Press) A partir de quarta-feira, dia 5 de dezembro, terão início as atividades da comemoração da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, promovida pelo se Santuário Diocesano, em Campo Comprido, Curitiba, no Estado do Paraná. A programação do contará com a realização de um tríduo preparatório, carreata com a imagem de Nossa Senhora, benção especial e celebração eucarística com procissão de luzes.
Lourdes – França |
O tríduo que antecede a Festa sera entre os dias 5 e 7 de dezembro, sempre às 19h30min. Em cada noite haverá bênçãos especiais: no dia 5 receberão a bênção os idosos e aposentados; no dia 6 as famílias, gestantes e crianças; e no dia 7 os estudantes, professores e agentes de pastoral.
O momento marcante da comemoração será a grande carreata pelo Campo Comprido, guiada pela imagem de Nossa Senhora de Lourdes, no próximo sábado, dia 8. A saída da carreata sairá às 10h da Universidade Positivo. No final, será dada a benção dos carros e condutores. A partir das 14h, todos os doentes, cadeirantes e pessoas com deficiência receberão também a benção no Santuário.
No mesmo dia, às 18 horas, acontecerá a celebração eucarística solene, com procissão de luzes ao final. O encerramento da festa se dará no dia seguinte, 9 de dezembro, com a venda do bolo da padroeira e a bênção das medalhinhas de Nossa Senhora de Lourdes.
Devoção a Nossa Senhora de Lourdes
As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma “dama” na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e um amigo. A “dama” também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.
Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, e a “dama” era Nossa Senhora que afirmava ser a Imaculada Conceição. A primeira aparição da Virgem foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou a veneração da Virgem Maria, em Lourdes, em 1862.
História do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba
A história do Santuário teve início em 22 de dezembro de 1958, quando D. Manoel da Silveira D´Elboux, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, criou a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, desmembrada das paróquias Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora do Rocio e Cristo Rei, confiando-a aos Padres Estigmatinos, chegados a Curitiba em 1957.
No dia 21 de maio de 1959 foi realizada a primeira Missa na nova Paróquia, celebrada pelo padre Vitório Nardon no Grupo Escolar Hildebrando de Araujo. Por dois anos a Missa foi celebrada nesse local para a nova comunidade. Em 1961 iniciou-se a campanha para construção da nova Matriz do Capanema. O período de construção levou mais ou menos quatro meses e havia aproximadamente 130 famílias moradoras do bairro. No dia 10 de setembro a Igreja do Capanema, sede da Matriz, foi oficialmente inaugurada por Dom Manoel da Silveira D´Elboux, tendo como padroeira Nossa Senhora de Lourdes.(FB-JS)
Deixe seu comentário