Mais de um milhão de fiéis filipinos participam de missa em honra a São Pedro Calungsod
Cebú – Filipinas (Segunda-feira, 03-12-2012, Gaudium Press) Uma Santa Missa de Ação de graças pela canonização do jovem filipino São Pedro Calungsod foi celebrada na última sexta-feira, 30, na cidade de Cebú, Filipinas. Tal como haviam antecipado os bispos do país, mais de meio milhão de fiéis de todo o território nacional compareceram à esplanada em uma grande celebração que se assemelhou, por seu tamanho e entusiasmo, às realizadas por ocasião das visitas do Papa a diferentes países. “Que nossa gratidão seja sustentada pela conduta cotidiana de nossas vidas”, exortou à multidão o Cardeal Ricardo Vidal em sua homilia.
Cebú era o lugar natural para este acontecimento, pois se crê que essa povoação nasceu do novo Santo. Desde a uma da tarde, os fiéis percorreram as ruas da cidade até a esplanada da Eucaristia, que começou às cinco da tarde e estendeu-se até as sete da noite. Após a celebração, um espetáculo de fogos de artifício expressou a alegria do povo católico pela canonização de seu Santo.
O amor verdadeiro que flui de Cristo
A mensagem do Cardeal Vidal aos fiéis filipinos incentivou o seguimento do exemplo de santidade de Pedro Calungsod em todos os aspectos da vida. “Que nossa fé nos fortaleça para sermos seguidores fiéis de Jesus e bons cidadãos de nosso país, que não vivamos de forma dúbia”. O prelado recordou que a essência da santidade é a coerência da vida cristã em todas as suas dimensões, incluindo a esfera pública, já que “qualquer inconsistência finalmente conduzirá ao rompimento da sociedade humana”.
O Cardeal referiu-se de forma especial aos jovens, aos quais sob a inspiração de São Pedro Calungsod devem viver na pureza e no amor. “Este é o amor que devemos ensinar aos nossos jovens, não o amor que busca a si mesmo, não o amor que põem limites ao ser, não o amor que lhe rouba a alma daqueme que se amam, mas o amor que dá dignidade, o amor que edifica, o amor que enobrece”, exortou.
O prelado afirmou que amar com santidade não é uma tarefa fácil, mas que o exemplo do Santo ensina que é possível. O amor expressado no martírio do Santo filipino “pode-nos guiar ao futuro, porque é eterno”. Esse amor está inspirado diretamente por Jesus Cristo. “O amor verdadeiro, o amor puro, flui do coração de Cristo crucificado”, afirmou o Cardeal Vidal.
Os cristãos devem exercitar-se na paciência e na perseverança para alcançar esta meta, destacou o Arcebispo emérito: “Temos que aprender a esperar, a ser pacientes, a dar o melhor de nós a cada dia, a ter fé em Deus: “Não há atalhos para santidade”.
O Cardeal Ricardo Vidal, Arcebispo emérito de Cebú, presidiu a Eucaristia concelebrada por numerosos bispos e sacerdotes, entre os quais contavam-se o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, o Cardeal Gaudencio Rosales, Arcebispo emérito de Manila e o Núncio Apostólico Giuseppe Pinto. (EPC/GPE)
Com informações da CBCP News.
Deixe seu comentário