Gaudium news > Missa de encerramento da JMJ Rio 2013 será em Guaratiba

Missa de encerramento da JMJ Rio 2013 será em Guaratiba

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 30-11-2012, Gaudium Press) Durante o II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, realizado nesta semana no Rio de Janeiro, foi definida a região de Guaratiba, localizada na Zona Oeste da capital fluminense para receber a Vigília e a Missa de Encerramento da JMJ Rio2013, nos dias 27 e 28 de julho, respectivamente.

jornada_mundial_da_juventude.jpg

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Até então, a Vigília e a Missa de encerramento da JMJ aconteceriam na Base Aérea Santa Cruz. A mudança foi cogitada após a visita do responsável pelas viagens do Papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, aos locais da JMJ, em outubro deste ano.

A Praia de Copacabana permanece como um dos locais dos principais eventos da JMJ, acolhendo a abertura da JMJ 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra com o jovens.

Guaratiba e a Igreja

A região de Guaratiba guarda uma forte relação com a Igreja Católica. Em 1958 o mesmo local escolhido para sede da vigília havia sido cotado pelo então Arcebispo, Cardeal Jaime de Barros Câmara, para ser a Catedral do Rio de Janeiro. “Atualmente, a Catedral está situada no centro, na Avenida Chile, mas a pedra fundamental continua lá, onde provavelmente será o altar do Santo Padre”, declarou o atual Arcebispo do Rio de Janeiro.

Apesar da Catedral não ter sido construída no terreno, Dom Orani afirmou que Guaratiba irá se tornar, em julho de 2013, um Santuário da Juventude. “Creio que para todos nós será um momento de ligação com o mundo. (…) Teremos ali uma Catedral da Juventude, um Santuário da juventude, que irá celebrar, ali em Guaratiba, o envio para o mundo todo”, concluiu. (EPC)

Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas