Porto Alegre terá VII Romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Porto Alegre (Sexta-Feira, 30/11/2012, Gaudium Press) Milhares de pessoas são esperadas na VII Romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que ocorrerá neste domingo, dia 2 de dezembro, na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Em preparação para a festa, a imagem da Virgem esteve em vários locais públicos da região com o objetivo de divulgar a romaria e a devoção.
A programação do evento terá início às 9h, com saída da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Tristeza. Os fiéis percorrerão aproximadamente 2,5 km até a Paróquia São Vicente Mártir, no bairro Camaquã. Chegando lá, às 10h, será realizada uma missa campal. À tarde, a partir das 15h30min, haverá a benção da saúde. O encerramento da festa se dará às 18h, com o terço mariano e a consagração a Nossa Senhora.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, surgiu em 1700, com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. Com 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, ela encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo, na Alemanha. Maria é representada como a Imaculada Conceição.
O artista, ao criar este painel, inspirou-se no trecho de Apocalipse 12,1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.
A imagem retrata o Espírito Santo derramando suas luzes, e um dos anjos entregando a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos, significando uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.
Na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus. A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo todo.
Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu filho Jesus Cristo pode nos dar. (FB/JS)
Deixe seu comentário