No Vaticano, segunda reunião do XIII Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 30-11-2012, Gaudium Press) No último dia 26 de novembro aconteceu no Vaticano a segunda reunião do XIII Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos em preparação do material do recente Sínodo sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã” como base para o Santo Padre para a exortação apostólica pós-sinodal, o documento final da Assembleia. Entre os participantes estavam presente os latino americanos: Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, Brasil; e mons. Santiago Jaime Silva Retamales, Bispo Titular de Bela, Auxiliar de Valparaíso (Chile), Secretário Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (C.E.L.AM.), informou o comunicado da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.
Os trabalhos na segunda reunião concentraram-se na apresentação de “uma acurada e pormenorizada análise dos argumentos emergentes das Proposições da recente XIII Assembleia Sinodal, reagrupando em três grandes seções os temas relativos à transmissão da fé na nova evangelização”. Além disso, sobre os próprios compromissos pastorais nas próprias dioceses falaram: o cardeal Christoph Schönborn, O.P., Arcebispo de Viena, Presidente da Conferência Episcopal (Áustria); card. George Pell, Arcebispo de Sydney (Austrália); e card. Timothy Michael Dolan, Arcebispo de Nova Iorque, Presidente da Conferência Episcopal (Estados Unidos).
Na reunião houve também uma discussão, antes em dois grupos linguísticos, italiano e inglês, e depois na sessão plenária, “da qual emergiram elementos úteis a serem submetidos ao Santo Padre Bento XVI em vista da Exortação Pós-sinodal que a Assembleia pediu ao Papa para promulgar”, explica o comunicado.
A Secretaria Geral dos Sínodos dos Bispos expressa o desejo também, no comentário do tema, que: “Diante de tais desafios são necessários um renovado dinamismo das comunidades eclesiais, novas linguagens e novos meios, e principalmente testemunhas críveis para que seja transmitida a fé às novas gerações nos novos contextos sociais, onde as comunidades naturais e tradicionais, como a família, a paróquia e a escola, encontrem com particular urgência o próprio compromisso educativo da fé. A Igreja confia nestas cooperações para que a sua missão de evangelizar encontre um renovado impulso através do anúncio, da iniciação, da liturgia, da santidade de vida”.
“A Igreja realiza hoje esta obra de novidade – continua o comunicado – no anúncio através de todos os indivíduos responsáveis, pastores e fiéis leigos. E o Evangelho que anuncia envolve todo o homem e é destinado a todos os homens: batizados, crentes afastados da prática eclesial da fé, não crentes, indiferentes, crentes de outras confissões cristãs, crentes de outras confissões religiosas, segundo o mandato do Senhor Ressuscitado”.
A terceira reunião acontecerá nos dias 23-24 de janeiro de 2013. (AA)
Deixe seu comentário