Gaudium news > Santo André, apóstolo, segundo Bento XVI

Santo André, apóstolo, segundo Bento XVI

Roma (Sexta-feira, 30-11-2012, Gaudium Press) O dia 30 de novembro traz consigo a oportunidade de celebrarmos a festa de Santo André, apóstolo. Em uma de suas catequeses, o Santo Padre Bento XVI explicou (14 de junho de 2006) quem foi este apóstolo: Ele foi o primeiro a quem Nosso Senhor Jesus Cristo convidou para segui-lo. santo_andre.jpg

O Papa, naquela ocasião, disse que iria fazer uma reflexão sobre aquele que é “o segundo entre os Doze”. “Seu nome grego é sinal de uma certa abertura cultural de sua família, lembrou o Santo Padre. Foi o primeiro a ser chamado por Jesus. Depois conduziu ante Ele seu irmão Simão Pedro dizendo-lhe “Encontramos o Messias”, o que já demonstra seu grande espírito apostólico. Pode gozar de extraordinários momentos de intimidade com Jesus. .

Os Evangelhos citam Santo André particularmente em três ocasiões: na multiplicação dos pães, onde destaca-se pelo seu realismo ao indicar a insuficiência dos poucos recursos de que dispunham; escutando as palavras do Mestre sobre o fim do mundo à vista dos muros do templo de Jerusalém; e antes da Paixão, quando com Felipe, faz-se de interprete da profecia sobre a extensão do Evangelho aos pagãos, um pequeno grupo de gregos.

A Tradição relata como sua morte tendo acontecido em Patras, na Grécia, onde sofreu o suplício da cruz. Como seu irmão Pedro pediu que fosse crucificado de modo diferente que o Divino Mestre. Foi dai que nasceu o nome “cruz de Santo André”. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas