Escritos e memórias conciliares de Bento XVI são publicados em Roma
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 29-11-2012, Gaudium Press) O Santo Padre Bento XVI publicou recentemente os seus “escritos conciliares” evocando os 50 anos do Vaticano II (1962-1965).
Joseph Ratzinger na época do Concílio |
Dom Gerhard Ludwig Muller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé), comentou que esse é o sétimo volume ‘opera omnia’ do atual pontífice e pretende reunir em uma síntese cronológica e organizada os escritos de Joseph Ratzinger sobre os ensinamentos do concílio.
Nos textos então jovem padre Ratzinger, professor de Teologia Fundamental, ressalta que “os padres conciliares não podiam e não queriam criar uma fé diferente ou uma nova Igreja, mas compreendê-las de um modo mais profundo e, portanto, renová-las verdadeiramente”.
A seleção dos escritos conciliares de Joseph Ratzinger é apresentada pela editorial Herder, da Alemanha, responsável pela publicação das obras completas [Gesammelte Schriften] de Bento XVI.
D. Gerhard Ludwig Muller, que coordena a coleção, diz que Bento XVI “contribuiu para dar forma e acompanhou o Concílio Vaticano II em todas as suas fases”.
O Concílio Vaticano II foi inaugurado pelo Beato João XXIII a 11 de outubro de 1962 e reuniu mais de dois mil participantes de todo o mundo. (EPC)
Com informações da Agência Ecclesia.
Deixe seu comentário