Gaudium news > Na Catedral de Florianópolis (SC), dois eventos comemorativos: 300 anos da paróquia e 62 do Coral da Catedral

Na Catedral de Florianópolis (SC), dois eventos comemorativos: 300 anos da paróquia e 62 do Coral da Catedral

Florianópolis (Quinta-Feira, 29/11/2012, Gaudium Press) Ontem, dia 28, o Coral Santa Cecília da Catedral de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, marcou seus 62 anos de fundação com um concerto comemorativo. Além de festejar o aniversário, o evento também fez parte das comemorações dos 300 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, na então vila do Desterro, hoje Florianópolis.

florianopolis_coral_catedral.jpg

O concerto do Coral Santa Cecília já se tornou um evento tradicional na região e costuma ser realizado sempre em uma data próxima ao Dia de Santa Cecília, padroeira da música e do Coral, celebrada no dia 22 de novembro. Com entrada franca, o concerto teve início às 20h30min e contou ainda com a participação especial da Camerata de Florianópolis.

O programa foi apresentado em duas partes: na primeira, o Coral cantou dez músicas alusivas aos 300 anos da paróquia de Nossa Senhora do Desterro, com acompanhamento do órgão de tubos da Catedral; na segunda parte, foram executadas peças sacras de Mozart, entre as quais o Ave Verum, o Laudate Dominum e a “Missa em Si Bemol”, esta com um quarteto de solistas.

No início do evento comemorativo foi cantado o “Pie Jesu”, do Réquiem de Lloyd Weber, em memória dos falecidos da paróquia, e no final da apresentação foi executado o Te Deum, em ação de graças, da ópera “Colombo”, de Carlos Gomes, composição de 1892.

Coral Santa Cecília

Fundado em 1950 com a finalidade de tornar mais solenes as celebrações na Catedral e os eventos da Arquidiocese de Florianópolis, o Coral Santa Cecília conta atualmente com 45 componentes, entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. O regente é o padre Ney Brasil Pereira, que há 39 anos se empenha na função. Ele conta também com o apoio do organista Caio Fabrício da Silva Barbosa, do regente assistente Pedro Cabral Filho e é presidido por Dauth Emmendoerfer.

“300 anos de fé no coração da cidade”

A Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Desterro de Florianópolis (SC) completou 300 anos de criação no último domingo, dia 25 de novembro. Com o tema “300 anos de fé no coração da cidade” a igreja referência da capital catarinense comemora sua relevância histórica e pastoral.

O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, presidiu a Celebração Eucarística que deu início às comemorações dos 300 anos de criação da paróquia e a abertura do “Ano da Catedral”. A celebração marcou ainda a reabertura das capelas Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora das Dores que estavam sendo restauradas.florianopolis_catedral.jpg

Uma exposição de arte sacra intitulada “Arte e Fé – Santeiros de Santa Catarina” será inaugurada no Espaço Museal que fica na Catedral, e estará aberta durante o verão, para que os muitos visitantes da temporada possam também apreciar a mostra. Ainda durante as comemorações, haverá o lançamento do livro “A igreja de Nossa Senhora do Desterro – a Matriz de Florianópolis”, da escritora Sara Regina Poyares dos Reis.

A Catedral

Construída entre 1753 e 1773 no mesmo local onde antes ficava a antiga capela, datada de 1678, pelo bandeirante Francisco Dias Velho, fundador de Florianópolis, a paróquia Nossa Senhora do Desterro também é conhecida como Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Apesar de já ter sofrido várias reformas, a arquitetura da portada continua a mesma. No interior há um arco-cruzeiro em cantaria, uma elaborada porta de madeira da Capela de Nossa Senhora das Dores e mais sete altares, com predominância de linhas neoclássicas. Além da bela arquitetura, a Catedral também chama a atenção por manter um expressivo acervo em arte sacra, como a escultura Fuga para o Egito, feita na Áustria, e um órgão de tubos alemão. (FB-JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas