Gaudium news > Imaculada Conceição: Bahia homenageia sua Padroeira

Imaculada Conceição: Bahia homenageia sua Padroeira

Salvador (Quarta-feira, 28/11/2012, Gaudium Press) O povo baiano possui naturalmente uma tendência à religiosidade, isto é indiscutível. As inúmeras igrejas que sua capital possui demonstram de certo modo esse pendor. E o Estado da federação em que eles se encontram tem o nome de Bahia, Bahia de Todos os Santos…

Uma das expressões dessa religiosidade está na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Artisticamente essa igreja basílica é uma joia da arquitetura, ao mesmo tempo grandiosa, suave, monumental e cheia do charme do povo que a edificou e frequenta.

nossa-senhora.jpg

Religiosamente ela homenageia e afirma a crença católica da concepção virginal de Maria Santíssima, a Santa Mãe de Deus. Uma devoção que existe desde o início do Cristianismo, que os portugueses trouxeram para o Brasil e que durante o Império propagou-se por todo o país.

Religiosidade, afinidade e devoção acabaram por levar Nossa Senhora da Conceição a ser proclamada como Padroeira da Bahia. E a proclamação oficial desse patronato foi uma confirmada por Dom Avelar Brandão Vilela, na ocasião, Arcebispo primaz do Brasil e quem fez a proclamação em nome do Papa Paulo VI.

A festa da Imaculada Conceição aproxima-se. Será no dia 8 de dezembro. A Bahia religiosa, comunicativa e cheia de afetividade e reconhecimento não vai deixar de homenagear sua Padroeira: “Que cada irmão, irmã, cada família, comunidade, que entrar na Basílica, nestes dias de festa, se sinta mergulhado no Coração de Maria e no Coração Sagrado de Jesus”, afirma de modo poético e acolhedor o padre Adilton Pinto Lopes, pároco e Reitor da Basílica, em sua mensagem divulgando a festa e convidando os fieis baianos para as comemorações.

Homenagear a Imaculada Conceição não será exclusividade de uma só Igreja, em Salvador

No dia 8 de dezembro diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador louvam e homenageiam Nossa Senhora da Conceição. Este ano as comemorações terão como tema: “Nossa Senhora da Conceição da Praia nos ajuda a viver e a celebrar o Ano da Fé proclamando Jesus Cristo, único Salvador do mundo”. E haverá um novenário realizado entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, sempre às 19h30.

O ponto alto das celebrações ocorre no dia 8, data em que o Papa Pio IX proclamou como verdade de fé, em 1854, o dogma da Imaculada Conceição de Maria.

A Arquidiocese de Salvador anuncia onde haverá atos religiosos e festividades para que assim todos possam melhor honrar a Padroeira:

– Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia – Comércio (Rua da Conceição da Praia – Igreja, s/n – Comércio, 40015-250. Tel.: (71) 3243-7219)

Dia festivo (8 de dezembro): Missa às 5h, 6h e 7h; Celebração Eucarística campal às 9h, com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, seguida de procissão com a imagem da padroeira. Seguem missas às 12h, 14h, 15h30 e 18h, encerrando os festejos em honra à Nossa Senhora.

– Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Itapuã (praça Dorival Caymmi, s/n. Tel.: 3375-2082)

Tema central: A bem-aventurada Virgem Maria mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja.

Dia festivo (8 de dezembro): Alvorada e Oração do Terço, às 5h30; Missas solenes às 8h – com o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. Às 10h será celebrada mais uma Missa e às 16h, procissão pelas ruas do bairro. A Missa de encerramento será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, às 18h.

– Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Periperi (Endereço: Praça Lions C. Internacional, s/n. Periperi. Tels.: (71) 3521-2671/ 3397-2769).

Tema central: Feliz és tu que acreditaste.

Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro, a partir das 19h30.

Dia festivo (8 de dezembro): Missa de encerramento às 7h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Às 12h, todos os fiéis participam de um almoço de confraternização.

– Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tororó (Rua da Capelinha, s/n – Tororó. Tel.: (71) 3266-2420).

Tema: Maria, aquela que acreditou

Novenário: 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h

Dia festivo (8 de dezembro): uma procissão luminosa pelas ruas do bairro prepara os fiéis a partir das 17h. A Missa solene será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, às 18h.

– Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Paróquia São Paulo Apóstolo (Jardim Eldorado, nº 01, IAPI. Tel.: (71) 3256-4704).

Tema: Mulher de fé! Maria acreditou com o coração

Tríduo: de 5 a 8 de dezembro, sempre às 19h30

Missa festiva: dia 8 de dezembro

6h – alvorada – Ofício da Imaculada Conceição

14h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h30 – Bênção do Santíssimo Sacramento

16h – Missa solene, presidida pelo padre Gilson Magno dos Santos, capelão da Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Canela).

Após a Missa haverá uma procissão pelas ruas do bairro (Saldanha Marinho, Mandichuria, Manoel Drummond, Juazeiro, Avenida Peixe, Mandichuria, Saldanha Marinho).(JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas