Igreja Católica em Porto Rico celebra 500 anos de fundação
San Juan – Porto Rico (Terça-feira, 27-11-2012, Gaudium Press) Com grande alegria uma multidão de porto riquenhos celebraram os 500 anos de fundação da Igreja de Porto Rico, evento que coincide com o aniversário da chegada de quem é considerado o primeiro bispo da América, Dom Alonso Manso.
A concorrida celebração eucarística, ocorreu no Coliseu de Porto Rico, em San Juan, e foi presidida pelo Cardeal Carlos Amigo Vallejo, Arcebispo emérito de Sevilha (Espanha) e enviado especial do Papa para a comemoração.
Um momento especial prévio à Santa Missa viveram dois assistentes ao magno evento: a solene entrada da imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, Padroeira de Porto Rico, cuja festividade comemora-se justamente no dia 19 de novembro, uma entrada processional que recordou “o amor maternal por nosso povo e por todo o mundo”, tal como assegurou após a celebração Dom Daniel Fernández Torres, secretário da Conferência Episcopal porto riquenha.
Durante a homilia, o Cardeal espanhol assinalou que “a barca da Igreja de Porto Rico é de frágil madeira, mas os marinheiros, os cristãos que a levam, são de ferro”. Logo referiu-se ao beato Carlos Manuel Santiago assinalando que é “um belo fruto da santidade” portoriquenha.
Ao concluir a Santa Missa realizou-se a consagração de todo o povo de Porto Rico à sua Padroeira, assim como o envio e o compromisso missionário para dar início à Missão Continental na ilha. “Foi uma Igreja que não apenas olhava o passado, e o recordava agradecida, mas uma Igreja que também olhando o presente e o futuro se põem em marcha novamente e continua seu caminho com a Missão Continental para tornar realidade a Nova Evangelização convocada pelo Papa”, disse Dom Fernández Torres sobre este acontecimento.
Além da celebração eucarística também houve um encontro cultural e musical, com intérpretes católicos de Porto Rico. (EPC/GPE)
Com informações da Rádio Vaticano e da Arquidiocese de San Juan de Porto Rico.
Deixe seu comentário