JMJ: em breve Cruz Peregrina chega ao Uruguai
Montevidéu (Segunda-feira, 26-11-2012, Gaudium Press) Vigílias de oração, adorações ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas e peregrinações, estas serão algumas das atividades que terão lugar do dia 7 a 13 de dezembro no Uruguay por ocasião da peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelo país.
A Cruz chegará ao Uruguai acompanhada do ícone da JMJ que representa Nossa Senhora. Eles peregrinam há mais de um ano pelas dioceses do Brasil chega brevemente ao Uruguai e Argentina para percorrer várias dioceses.
Durante a semana, previa à chegada da Cruz, os jovens uruguaios estão preparando a recepção dos símbolos para celebrar juntos as alegria da Fé. Por isso o tema da peregrinação é “Tenha Fé”.
“Convidamos para que todos possam acercar-se e viver esse momento tão importante para a Igreja enquanto nos preparamos para a Jornada Mundial da Juventude”, diz a nota de imprensa da Conferencia Episcopal Uruguaia (CEU).
O itinerário da Cruz e do Ícone da Virgem inicia as 17:00 horas de 7 de dezembro, em Montevidéu com uma Santa Missa e adoração ao Santíssimo no “Santuário do Cerrito de la Victoria”.
A peregrinação continuará no sábado e domingo (dias 8 e 9).
No dia dia 10 de dezembro, segunda-feira, a Cruz e o Ícone chegarão à Catedral Basílica da Virgem dos Trinta, em Florida, onde haverá celebração eucarística às 19:00 horas e uma vigília de orações em torno da Cruz que terminará meia noite com a oração final e envio missionário.
No dia 12 de dezembro os símbolos chegam à diocese de Salto para iniciar sua peregrinação pela Argentina, onde permanecerá até a quinta-feira, dia 13, em seguida continuar seu percurso pelo país do Rio da Prata.
A Cruz da JMJ, também chamada “Cruz dos Jovenes” é uma cruz de madeira de 3.8 metros de altura que foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens do mundo em um encontro em Roma, em 1984. Na ocasião, o Beato encomendou aos jovens que levassem a cruz po todo o mundo “como símbolo do amor de Jesus à humanidade”.
Pelo fato de que esta Cruz não poderá percorrer toda a America do Sul, várias réplicas foram entregues pelo Pontifício Conselho para os Leigos -Dicastério vaticano promotor da JMJ- a vários países em preparação deste importante evento da Igreja. Este é o caso da Bolívia e Colômbia, onde ocorrem também peregrinações paralelas.
Com informações da CEU.
Deixe seu comentário