Juventude católica de Curitiba reza terço na praça
Curitiba (Sexta-Feira, 23/11/2012, Gaudium Press) A juventude católica da arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promove hoje, dia 23 de novembro, o terço em praça pública, intitulado Terço JMJ. O evento será realizado com o objetivo de divulgar o Bote Fé, a Jornada Mundial da Juventude e a Semana Missionária Curitiba, marcados para acontecer no ano que vem.
A partir das 19h30min de hoje, em frente à Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, os jovens estarão reunidos para dar início à oração do terço, que será acompanhado de música e terá duração prevista de 1h30min. O evento, organizado pelos grupos Equipes Jovens de Nossa Senhora e Juventude Palotina de Curitiba, é aberto ao público e a expectativa é reunir muitos jovens.
De acordo com os organizadores, a proposta da ação é sair às ruas para começar a criar na sociedade uma consciência de que estes eventos, além de agregar valores, fomentar a cultura e turismo em Curitiba e região, deverão fortalecer ainda mais os jovens no combate à violência e ao uso de drogas.
Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro entre os jovens católicos com o Papa, com duração aproximada de uma semana, que acontece a cada dois anos. A última edição foi em Madri, em agosto de 2011, quando foi anunciado o Rio de Janeiro como próxima sede do evento.
A JMJ 2013 será realizada de 23 a 28 de julho e a expectativa da organização brasileira é superar o número de jovens católicos da última edição, em que estiveram presentes mais de 2 milhões de pessoas de 190 países. Em sua 23ª edição, a Jornada será conduzida pelo lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, uma citação do apóstolo Mateus.
O evento visa mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e mostrar o rosto de Cristo em cada jovem, pois sãos os jovens os protagonistas dessa grande jornada. Mas, é verdade também que, através da juventude, o “rosto” jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Semana Missionária da JMJ
Uma semana antes da JMJ, no entanto, a cidade de Curitiba, assim como algumas outras cidades brasileiras, acolherá os peregrinos para a Semana Missionária da JMJ de 14 a 20 de julho. A Semana Missionária promovida pela equipe organizadora JMJ do Paraná, conta com a participação de diversos jovens das comunidades da região, além de autoridades civis e eclesiásticas. A iniciativa do evento partiu da coordenação da Pré JMJ, tendo como objetivo estimular a participação dos jovens na fé católica.
Bote Fé
Também, como parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, haverá outro momento de grande concentração de jovens: o Bote Fé, que acontecerá na capital paranaense de 23 a 26 de fevereiro do próximo ano. Trata-se de um conjunto de ações da igreja católica com a sociedade civil em torno da visita dos símbolos da JMJ: a cruz e o ícone de Nossa Senhora.
Recebidos pelos jovens brasileiros das mãos do Papa Bento XVI no encerramento do encontro do ano passado, em Madri, na Espanha, os símbolos percorrem todos os estados do país como forma de evangelização e divulgação do evento.
Entre as atividades previstas estão vigílias, adoração, missas e shows católicos, além da visita da cruz e do ícone a hospitais, presídios, asilos e escolas. (FB)
Deixe seu comentário