Gaudium news > Diocese de Tubarão prepara ordenação e posse de novo Bispo

Diocese de Tubarão prepara ordenação e posse de novo Bispo

Tubarão (Quinta-Feira, 22/12/2012, Gaudium Press) No próximo sábado, dia 24 de novembro, a diocese de Tubarão, no Estado de Santa Catarina, estará em festa. Em um único ato litúrgico será realizada a ordenação episcopal e a posse do novo bispo diocesano, padre João Francisco Salm.

A cerimônia acontecerá na Catedral Nossa Senhora da Piedade de Tubarão, a partir das 9hs, com a presença de vários sacerdotes e centenas de fiéis.Padre João Francisco Salm.jpg

O anúncio oficial da nomeação do sacerdote foi feito pelo Papa Bento XVI na manhã do dia 26 de setembro.  A diocese de Tubarão estava vacante desde o dia 28 de setembro de 2011, quando Dom Wilson Tadeu Jönck, então bispo de Tubarão, foi nomeado arcebispo de Florianópolis. Nesse período, o padre Sérgio Jeremias assumiu a função de administrador diocesano.

Na época da nomeação, padre Salm afirmou que recebia a nova missão com uma atitude de fé. “Espero ser a resposta de Deus às orações do povo da diocese de Tubarão”, disse ele. Já o arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, pediu a Deus que o cubra com suas bênçãos e ilumine o seu novo ministério de bispo na cidade catarinense.

A diocese de Tubarão foi desmembrada da arquidiocese de Florianópolis, abrangendo todo o Sul do Estado de Santa Catarina, sendo uma das dez dioceses da região. Ela foi criada pelo Papa Pio XII, com a Bula Pontifícia “Viget Ubique Gentium”, datada de 28 de dezembro de 1954 e instalada, solenemente, em 15 de agosto de 1955, quando Dom Anselmo Pietrulla assumiu como primeiro Bispo diocesano.

Novo Bispo Diocesano

Padre João Francisco Salm nasceu em São Pedro de Alcântara em 1952. Com 12 anos entrou no Pré-seminário de Antônio Carlos. Dois anos mais tarde foi para o Seminário Metropolitano de Azambuja, onde completou o curso médio. Fez ainda o Curso de Filosofia. Estudou Teologia no ITESC, em Florianópolis, e no dia 30 de junho de 1979 foi ordenado padre.

Como presbítero, ele trabalhou no Seminário de Azambuja de 1980 a 1991 – três anos como professor e formador e oito anos como reitor. De 1992 a 2008 foi reitor da Faculdade de Teologia em Florianópolis. De 2009 a 2011 foi pároco em Santa Teresinha, em Brusque.
Em duas ocasiões foi nomeado coordenador de Pastoral da Arquidiocese e, enquanto esteve na atividade de formador, era também o responsável pela Pastoral Vocacional.

De março a novembro de 2011, foi administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis. Desde novembro de 2011, exercia a função de ecônomo arquidiocesano e coordenador da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Florianópolis.

Ele ainda foi membro, por diversos períodos, do Conselho Presbiteral da arquidiocese catarinense, como representante dos seminários de Florianópolis. A maior parte da sua vida de padre foi dedicada à formação dos novos sacerdotes. Foram 28 anos dedicados a esta atividade, fazendo com que ele se tornasse uma referência no trabalho de formação e na promoção vocacional. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas