Festa da Primavera reúne seminaristas e familiares na diocese de Frederico Westphalen
Frederico Westphalen (Segunda-Feira, 19/11/2012, Gaudium Press) No último domingo, dia 18 de novembro, a tradicional Festa da Primavera atraiu visitantes até a sede do Seminário Nossa Senhora Medianeira, pertencente à Diocese de Frederico Westphalen, no Estado do Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo proporcionar um momento de integração entre os seminaristas e seus familiares e amigos, no ambiente aonde eles residem e estudam.
A programação da festa teve início no começo da manhã com a 3ª Caminhada Vocacional, com saída de frente da Catedral Santo Antônio até o seminário. Logo na sequência, às 10h, foi realizada a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom Antônio Carlos Rossi Keller. Durante a homilia, o prelado fez questão de destacar que o evento visa celebrar o seminário, como um importante meio de formação de novos sacerdotes. Segundo ele, o lugar é especial, pois 90% dos padres da diocese passaram pelo Seminário Nossa Senhora Medianeira.
O bispo ressaltou ainda a missão dos sacerdotes: fazer com que cada vez mais pessoas assumam a obra da Redenção. E por isso, de acordo com ele, é tão essencial que os padres tenham uma boa formação. Dom Antônio ainda falou sobre a reforma do seminário, que está prevista para ser concluída no final do ano que vem.
O reitor do seminário, padre Cláudio Miro Monteiro, reforçou que a Festa da Primavera é mantida pelo fato de ser um dia especial para dar graças por todo o trabalho realizado durante o ano, além de ser um momento para pedir a Deus que conceda novas e santas vocações.
Ao meio-dia houve um almoço de confraternização. No turno da tarde foram realizados momentos de recreação.
Reforma do Seminário Nossa Senhora Medianeira O valor necessário para a reforma do propedêutico e do Seminário Nossa Senhora Medianeira é de mais de 1 milhão de reais. Para tornar possível esse trabalho, há três anos a diocese de Frederico Westphalen iniciou uma campanha envolvendo as paróquias para a arrecadação de fundos. Considerando o número de famílias dizimistas e o tamanho de cada paróquia, foi estipulado um valor é enviado à Cúria Diocesana anualmente.
Considerando a necessidade de ter um espaço adequado para a formação daqueles que serão os futuros padres da diocese, as mudanças na estrutura física do prédio são fundamentais. O mês de setembro marcou a conclusão da primeira etapa das reformas e o início da segunda. O término das reformas está previsto para o final de 2013, sendo que a terceira etapa deverá acontecer no Centro Pastoral, local que atualmente abriga os 15 seminaristas do Seminário Menor e onde são realizados os trabalhos de formação dos jovens.
O seminário acolhe adolescentes que estão cursando o ensino médio e possui três funcionários. Após reformado, contará com estrutura para cozinha, refeitório, açougue, padaria, entre outros ambientes. Ele comporta, atualmente, 15 seminaristas e, depois das modificações na estrutura, terá capacidade para acolher 45 seminaristas das 38 paróquias de abrangência da diocese de Frederico Westphalen. (FB)
Deixe seu comentário