Gaudium news > Cinco mil uruguaios renovam sua fé em peregrinação à Virgem dos trinta e três

Cinco mil uruguaios renovam sua fé em peregrinação à Virgem dos trinta e três

peregrinacao1.jpg

Florida – Uruguai (Sexta-feira, 16-11-2012, Gaudium Press) “Percorrendo o mundo Virgem Peregrina, chegaste um dia ao nosso Uruguai para ser Mãe do solar de Artigas, e dos pioneiros da liberdade. Trinta e três valentes, desde a Agraciada ‘libertas ou morte’ juram ante ti, empreendendo o sonho da audaz Cruzada, que concebeu as glórias deste grande país”, com a leitura deste poema 5 mil uruguaios uniram-se no último domingo, 11, no Santuário da Virgem dos Trinta e Três, em Florida (Uruguai), para comemorar a Patrona do país.

A peregrinação anual, que este ano teve por tema “Ditosa tú que crestes”, ocorreu no marco de três celebrações de importância para os uruguaios: os 50 anos da declaração da Virgem dos Trinta e Três como Patrona do Uruguai da parte do Papa João XXII; a abertura oficial do Ano da Fé no país austral, e os 50 anos da Cáritas uruguaia.

Durante a homilia da celebração eucarística -que se realizou em frente ao Santuário mariano e foi presidida por Dom Martín Pérez Scremi, Bispo de Florida-, Dom Julio Bonio, Bispo de Tacurembó disse aos milhares de fiéis ali reunidos: “hoje renovamos nosso amor filial à nossa mãe do céu vindo em peregrinação desde as mais diversas localidades de nosso país para dar graças a Deus Pai pelo dom de seu Filho que nos deu na cruz, quando representados por São João nos disse ‘Eis aí a tua mãe'”.

peregrinacao2.jpg

O prelado continuou: “Certamente assim como sucede na família humana, a Igreja-família se gera em torno de uma mãe, a quem confere alma e ternura à convivência familiar. Ela atrai multidões à comunhão com Jesus e sua Igreja, como o experimentamos hoje neste seu santuário nacional. Assim como ela nos deu o Salvador do mundo, assim trás o Evangelho à nossa Pátria. Como não vamos repetir dizendo-lhe um e mil vezes, Deus te salve Maria cheia de graça, bendita sois entre todas as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre Jesus!”.

Logo, referindo-se ao Ano da Fé, Dom Bonio animou aos fiéis a se aprofundarem na fé estudando os documentos conciliares e o Catecismo da Igreja Católica que são “textos básicos para confirmar, compreender e aprofundar o que cremos”. Assim mesmo, manifestou a alegria com que os bispos do Uruguai assumem este convite de um tempo especial de graça convocado por Bento XVI.

O Bispo Tacuarembó, também destacou o 50º aniversário da Cáritas uruguaia: “Neste ano de celebração recordamos e rezamos por todos os que levaram adiante com fé e amor iniciativas solidárias de assitência e promoção dos mais pobres nestes 50 anos”.

Precisamente, por ocasião dos 50 anos da Cáritas, o prelado também anunciou que convocará ao “Prêmio Cáritas à solidariedade”, que será um reconhecimento à pessoas, propostas ou instituições que “fiéis a seu compromisso de fé cristã junto às pessoas mais pobres, constroem uma realidade melhor”. (EPC/GPE)

Com informações da Conferência Episcopal Uruguaia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas