Publicação católica completa 50 anos em Cuba
La Habana (Sexta-feira, 16-11-2012, Gaudium Press) Uma recente celebração ocorreu em Cuba no último dia 4 de novembro. “Vida Cristã”, uma modesta publicação dos padres jesuítas, completou 50 anos de presença em todas as paróquias de Cuba e nas aulas de catequese de lugares que carecem de paróquias. O Cardeal Jaime Ortega destacou a importância da “folhinha”, que comparou à Folha Católica de Bratislava que difundiu a fé na Eslováquia sob a União Soviética.
Segundo referem fontes anônimas à Agência Fides, o prelado afirmou que “Vida Cristã, foi uma importante presença da Igreja em todos os ambientes, do oriente ao ocidente de Cuba, chegando onde muitas vezes não chega outro tipo de presença da Igreja”. A Igreja Católica, apesar de alguns sinais de recente abertura, tem sofrido grandes restrições para seu trabalho apostólico, sobretudo para a construção de templos e o estabelecimento de paróquias. Muitos dos lugares de culto, construídos pobremente, foram destruídos pela tormenta Sandy, que causou gravíssimos estragos na ilha.
O Cardeal descreveu a publicação como um esforço “humilde e perseverante” que significou uma luz vinda de Jesus Cristo para muitos cubanos. “Vida Cristã” foi fundada em 1962, na Paróquia do Espírito Santo da cidade de Sancti Spiritus. Nascida como boletim paroquial, foi logo a única publicação da Igreja Católica sob a ditadura. Nem sequer as estampas ou outras impressões devotas foram permitidas, e os missionários sofreram grandes dificuldades para ingressar na ilha materiais de difusão da fé tão simples como os rosários e os crucifixos.
Em seus cinquenta anos, “Vida Cristã” segue sendo a única publicação católica de caráter nacional, e chega às 11 dioceses do país como ajuda nas celebrações litúrgicas e para a difusão de notícias. Na Missa de ação de graças pelo aniversário da publicação estiveram presentes também Dom Juan de Dios Hernández SJ, Bispo Auxiliar de La Habana e o sacerdote jesuíta Alberto García, atual diretor de “Vida Cristã”. (EPC/GPE)
Com informações da Agência Fides.
Deixe seu comentário