Gaudium news > II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger

II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 09-11-2012, Gaudium Press) “Humanização e Sentido da Vida” é o Tema do “II Simpósio sobre o Pensamento de de Joseph Ratzinger” que teve seu início as oito horas da manhã de quinta-feira, 08 de novembro, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).abertura_primeiro_dia.JPG

A mesa diretora da solenidade de instalação do Simpósio foi presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão Chanceler da PUC-Rio.

Além do Arcebispo, participaram também da mesa o Padre Josafá Carlos de Siqueira, Reitor da PUC-Rio, o Presidente da “Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI”, Dom Giuseppe Scotti; o Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e Bispo Auxiliar da Arquidiocese carioca, Dom Paulo Cezar Costa; o Conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Gian Luca Perici; o Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, Augusto Sampaio; do Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro, e o Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Professor Leonardo Agostini Fernandes.

Hinos e a voz doPapa

Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Pontifício, foi feita a apresentação de um vídeo com a saudação especial do Santo Padre aos participantes:

“Saúdo os Reitores, Professores, Autoridades e estudantes das diversas Universidades que, no Rio de Janeiro, começam o Simpósio sobre “Humanização e Sentido da Vida”. Em um mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver. Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida”, disse Bento XVI.

Um tema fascinante

O Simpósio, que é organizado pela PUC-Rio, pela “Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI” e pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, teve sua primeira realização na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, em 2011. Para Dom Orani João Tempesta, ele traz grandes discussões pois o tema do encontro é fascinante.

scotti_dom_simposio ratizinger.jpg

– Para esta profunda discussão, escolheu-se o pensamento e reflexão de uma das maiores personalidades intelectuais do nosso tempo: Joseph Ratzinger.

Além de grande teólogo, grande colaborador do Concílio Vaticano II e atualmente o Papa Bento XVI, queremos aprofundar sobre sua reflexão e aprofundar seus escritos nesse viés. Os pensadores de hoje não podem deixar de aprofundar sobre o assunto. A universidade, que é o lugar próprio do diálogo dos saberes, deve se engajar nessa discussão. É um tema necessário e importantíssimo para a vida do homem neste planeta. (…) Uma reflexão como esta poderá lançar luzes sobre nossa vida e o nosso futuro.

Para isso, reitores, alunos, professores de muitas universidades da América Latina e também da Europa estarão nesses dois dias discutindo o assunto. O Simpósio tem como objetivo promover o diálogo com a cultura, a ciência, a educação, a política. Está aberto a todos, indistintamente, ressaltou.

Alegria, reflexão e participação

Durante a cerimônia de abertura do Encontro, o Padre Josafá Carlos de Siqueira, Reitor da PUC-Rio, destacou a alegria de toda a comunidade universitária em poder sediar e promover o evento. Desejou ainda que o evento favoreça a reflexão e prepare os participantes também para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

“O Brasil, o Rio de Janeiro, e a PUC-Rio se sentem honradas em acolher o II Simpósio cujo objetivo é conhecer, refletir e divulgar a profundidade do pensamento intelectual do atual sucessor do Apóstolo Pedro. Embora saibamos do grande volume de publicações e da profundidade de Bento XVI, muitos cristãos, católicos e irmãos de outras denominações religiosas ainda desconhecem o significado humanístico deste grande intelectual. A PUC-Rio se sente lisonjeada em acolher esse II Simpósio, que contará com a participação de muitos intelectuais. Que esse encontro possa nos oferecer subsídios de reflexão preparando-nos para o grande encontro do Papa com a Juventude em 2013, afirmou Padre Josafá Carlos.

Importância do Evento

Dom Giuseppe Scotti, Presidente da “Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI”, lembrou importância do evento e agradeceu os organizadores:

“Agradeço a todos que participarão desses dois dias de trabalho que se prenuncia intenso de conteúdo. Agradeço também o generoso projeto elaborado e a PUC-Rio, que amavelmente acolhe e colabora com este Simpósio. (…)

Sabemos que o Papa nos acompanha e o quanta ele estima este nosso trabalho do qual tem profundo conhecimento. Estamos convencidos que, de fato, é possível buscarmos juntos a verdade sobre o homem de hoje, enfatizou Monsenhor Giuseppe.

Encruzilhada de Culturas e sentido da vidacartaz-ratzinger.jpg

Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico, foi representado na cerimônia pela Conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, Dom Gian Luca Perici. Ele leu a mensagem enviada pelo representante da Santa Sé aos participantes: “Sinto muito não poder participar como queria do Simpósio, mas apresento meus votos e felicitações. O tema escolhido é, sem dúvida, de extrema atualidade, como testemunha a importância que o Papa Bento XVI vem dando nos seus mais diversos pronunciamentos. Nossa sociedade globalizada encontra-se numa encruzilhada de culturas nunca antes experimentadas e o próprio sentido da vida humana está em jogo. (…) Julgo que a coisa mais importante, nesta ocasião, seja reavivar em toda a Igreja aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo ao homem contemporâneo. Estou confiante que os resultados desse Simpósio marcarão de forma determinante a figura de Bento XVI, salientou Dom Giovanni D’Aniello.

Após a cerimônia de abertura do Simpósio os trabalhos tiveram inicio com conferências, reflexões, sempre com muita participação dos presntes. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas