Gaudium news > Símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2013 visitam o Vicariato de Porto Alegre

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2013 visitam o Vicariato de Porto Alegre

visita_ simbolos_ porto_alegre.jpg

Porto Alegre (Quarta-Feira, 07/11/2012, Gaudium Press) No último domingo, uma grande peregrinação marcou a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 pelo Vicariato de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, recebidos do Vicariato de Gravataí, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem de Cachoeirinha, mobilizaram os jovens e os fiéis da capital gaúcha.

Uma carreata, composta de 53 veículos, saiu da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem em direção ao Colégio São Francisco, chegando lá por volta das 5h da manhã. A comunidade estava esperando com velas acesas, iniciando, então, a celebração “das trevas para luz”. Jovens carregaram os símbolos para dentro do ginásio onde aconteceu a celebração da palavra. O encerramento deste momento se deu com a benção sobre todos os presentes, quando os símbolos foram colocados no carro do corpo de bombeiros que os transportava.

A visita então seguiu em direção à Restinga. Na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, às 7h, os jovens da Pastoral da Juventude carregaram os símbolos e se deu início a Celebração da Palavra com grande participação das Áreas Pastorais: Restinga, Ipanema e Partenon. Esse momento ocorreu na parte externa da igreja, o que levou as pessoas que estavam passando pela rua a parar, observar e aproximar-se para tocar nos símbolos.

Na sequência, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora seguiram para a Penitenciária Madre Pelletier. Durante o percurso, a carreata parou na Paróquia Menino Jesus de Praga, onde a comunidade estava à espera. As pessoas rezaram e receberam a benção dos símbolos. Ainda no caminho, também receberam a bênção os paroquianos das paróquias São Vicente Mártir, Santa Cruz e Santa Luzia que estavam na rua aguardando o momento dos símbolos passarem.

Por volta das 8h45min, os símbolos da JMJ chegaram à Penitenciária Madre Pelletier, e as detentas foram abençoadas. Jovens do Caminho Neo Catecumenal carregaram a cruz de volta para o caminhão de bombeiros e o roteiro da visita continuou. A próxima parada aconteceu às 9h15min na Paróquia São Jorge, onde a comunidade recebeu a benção e rezou pela juventude católica. Finalizando esse momento, houve uma salva de fogos de artifício.

Em Porto Alegre, o tradicional e conhecido Parque da Redenção também fez parte do roteiro da peregrinação dos símbolos da JMJ. A Cruz e o Ícone chegaram até o Monumento ao Expedicionário, onde estava a concentração de pessoas, às 10h30min. Integrantes dos movimentos Emaús, Guelfos e Um Mate com Cristo fizeram um momento de animação com canções. Ocorreu a Maranatha, Mateada com Cristo e um Flashmob, como forma de celebração dessa visita, com a música “Nova Geração”.

Depois da visita à Redenção, os símbolos seguiram para o Mosteiro Carmelita. Às 11h30min, a família carmelitana recebeu a cruz e o ícone com uma salva de fogos de artifício. Os jovens do grupo Amigos na Fé carregaram a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria até a porta da clausura das monjas, entregando a elas, que os acolheram com sorrisos e olhares de muita felicidade. Os símbolos passaram pela clausura e pela igreja, e na presença deles ocorreu o Ofício Divino e o Ângelus.

A visita seguiu para a Santa Casa de Misericórdia, chegando ao Hospital Santa Clara às 12h30min, aonde funcionários e o padre capelão aguardavam. Aconteceu uma caminhada por dentro do hospital e depois seguiram entre as ruas internas abençoando todos os enfermos, funcionários e profissionais da saúde. Rezaram por cada situação de saúde que é tratada nos hospitais da Santa Casa. No momento da benção, os trabalhadores do hospital tocaram réplicas pequenas da Cruz Peregrina na Cruz da JMJ, que estarão pelos hospitais da rede a partir de agora.

Às 13h30min, os símbolos chegaram à Catedral Metropolitana de Porto Alegre, onde estavam presentes jovens do CLJ, do Regnum Christi, dos Focolares e das Áreas Pastorais: Azenha, Centro, Navegantes e Petrópolis. Com o templo lotado por pessoas de todas as idades, foi realizada a Via-Sacra e, logo após, às 14h30min, a Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, e concelebrada pelo arcebispo emérito, dom Altamiro Rossato.

Depois da peregrinação pelo vicariato de Porto Alegre, os símbolos foram levados até o Catamarã, onde às 16h, foram entregues ao Vicariato de Guaíba. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas