Cidade gaúcha de Parobé sediará 15º Encontro Diocesano de Coroinhas
Parobé (Terça-Feira, 06/11/2012, Gaudium Press) A paróquia São João Batista da cidade de Parobé, no Rio Grande do Sul, sediará no próximo dia 17 de novembro o 15º Encontro Diocesano de Coroinhas. Promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Novo Hamburgo, o evento é itinerante e por isso a cada ano é realizado em um local diferente. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 1,2 mil crianças e jovens.
Tendo como foco principal a proposta de mostrar o rosto jovem da Igreja e seu testemunho, o encontro terá como objetivo a celebração da missão do coroinha – que é auxiliar do sacerdote no serviço do altar – na oração, na confraternização e na partilha. Uma das novidades desta edição é a inexistência de palestras entre as atividades previstas.
A programação iniciará às 9h com a acolhida, seguida da celebração da santa missa na paróquia São João Batista. Na seqüência, às 11h, será realizada a caminhada com momento mariano numa praça da cidade. Logo depois haverá um almoço comunitário.
A retomada das atividades ocorrerá às 13h15min, no salão paroquial. A partir das 14h haverá apresentação de teatro, festa e término da gincana – iniciada no dia 09 de julho a fim de motivar a participação dos jovens no encontro. O encerramento do evento será as 16h com a benção de envio.
A Paróquia São João Batista fica localizada na Rua Doutor Legendre, número 210, no Centro de Parobé. Mais informações pelo telefone (51) 3543-1501.
Gincana
A gincana, envolvendo todas as paróquias da região, começou em julho. Entre as tarefas, esteve a campanha do agasalho, cuja finalidade era arrecadar o maior número de roupas, cobertores e edredons. A confecção de no mínimo 50 cruzes para serem entregues como lembrança nas ordenações diaconais do dia 5 de agosto foi outra tarefa. Além da arrecadação de papel, papelão e latinhas, entre outros materiais, para a campanha do lixo reciclável.
Com o tema da JMJ Rio 2013, a criação de um teatro (gênero à escolha) de dez minutos também fez parte das atividades da gincana. Deveria ser filmado e gravado em um CD, e o enredo ser escrito. Foi proposto ainda aos participantes a criação de um quiz, questionário com várias perguntas e censo dos coroinhas.
Os fundos da ação serão gerenciados pelo coordenador do grupo de cada paróquia, a fim de custear despesas, por exemplo, com retiros e passeios.
O papel do coroinha
O coroinha ajuda a missa, sem precisar dos requisitos do acólito. É quase sempre um menino (a) ou um jovem que tem como função auxiliar o sacerdote na celebração da santa missa e dos demais atos litúrgicos, como casamentos, batizados etc. É importante saber qual é o papel do coroinha nesta ou naquela celebração, para que ele não faça aquilo que não lhe compete, ocupando o lugar de outro ministro.
Do coroinha exigem-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, respeito e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com o templo (desde cedo ele deve se acostumar a tratar santamente o lugar sagrado). Ao chegar ao templo, o coroinha deve dirigir-se ao altar e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades de preparação do altar para a celebração.
Na catequese, surgem sempre alguns meninos que demonstram ao padre seu desejo de ser coroinhas. Compete ao pároco, ou a quem lhe faça às vezes nesta área, escolher aqueles que deverão preparar-se para o ofício de coroinha. (FB/JS)
Deixe seu comentário