Somos chamados à santidade, relembra presidente da CNBB
Aparecida (Segunda-feira, 05-11-2012, Gaudium Press) No último domingo, dia 4, quando a Igreja no Brasil celebrou o Dia de Todos os Santos, o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu a missa das 8h no Santuário Nacional da Padroeira do Brasil. O Purpurado dirigiu-se aos milhares de romeiros ali reunidos lembrando-lhes que a vocação de cada cristão é a santidade.
“Ser santos -disse o Presidente da CNBB- é nossa vocação, e a santidade é viver de maneira extraordinária em nosso dia a dia. A santidade, pelo batismo, é possível a todos. Que a exemplo e intercessão de nossos irmãos Santos e de Nossa Senhora, Rainha de todos os Santos, possamos caminhar também rumo à Santidade”, relembrou Dom Damasceno.
A celebração do Dia de Todos os Santos teve início no século III, na Igreja do Oriente, e naquele tempo ocorria no dia 13 de maio. A celebração da Festa foi realizada pela primeira vez em Roma, no ano de 609, quando o papa Bonifácio IV transformou o Panteão, antigo templo pagão dedicado a todos os deuses do Olimpo, em uma igreja católica dedicada a honrar a Virgem Maria e Todos os Santos. Em 835, o papa Gregório IV fixou a data dessa comemoração para toda a Igreja passando a ser realizada em 1° de novembro. Oficialmente, no entanto, a mudança do dia só foi decretada em 1475, pelo papa Xisto IV. (JS)
Deixe seu comentário