Arquidiocese de Pelotas (RS) promoverá nos dias 05 e 06 de novembro o Bote Fé
Pelotas (Quinta-Feira, 01/11/2012, Gaudium Press) O Bote Fé da Arquidiocese de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, pretende reunir milhares de jovens entre os dias 05 e 06 de novembro para comemorar a chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que será realizada pela primeira no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. A “Cruz Peregrina” e o “Ícone de Nossa Senhora”, símbolos da Jornada, visitarão todas as dioceses do País até julho do próximo ano.
De acordo com os organizadores do evento em Pelotas, mais do que apenas festejar, o Bote Fé é uma forma de manifestação de fé, louvor, agradecimento e, sobretudo, de incentivo a juventude, que em um mundo cheio de incertezas precisa se posicionar com coragem para conseguir viver na verdade de Cristo. Além, é claro, de servir como uma preparação para a JMJ 2013, que ocorrerá entre os dias 23 a 28 de julho.
A abertura do evento acontecerá às 5h, do dia 05 de novembro, com a chegada da Cruz Peregrina na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, seguida de uma celebração eucarística. Das 8h às 9h, a cruz ficará exposta na praça em frente à Catedral. Logo após, a cruz irá até a FASE (antiga FEBEM), e na sequência irá para a CAEX (Casa do Amor Exigente).
No turno da tarde, das 14h às 17h30min, a cruz estará na UCPEL (Universidade Católica de Pelotas), onde ocorrerá um diálogo sobre as cruzes e as luzes da juventude. Depois desse momento, a cruz será levada para o Quadrado (no Porto, antiga Doquinhas). Lá acontecerá a Via-Sacra, preparada pelos grupos de jovens. À noite, a partir das 19h, está prevista a chegada da cruz ao Centro de Eventos da Fenadoce, onde será realizada uma noite de encontro e celebração.
A vigília do Bote Fé terá início a meia-noite. Às 4h30min da manhã acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração eucarística remontando as experiências dos primeiros cristãos que celebravam o raiar do dia ocorrerá às 5h. Logo em seguida, às 7h30min, será realizado um momento ecumênico na Avenida Duque de Caxias – Fragata. Às 10h, haverá o deslocamento até a paróquia Nossa Senhora Aparecida, aonde acontecerá a celebração do envio da cruz.
Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora
No dia 18 de setembro, a Cruz Peregrina enviada pelo papa Bento XVI para a JMJ 2013 foi acolhida com festa por mais de 100 mil jovens em São Paulo, dando início a sua trajetória missionária no Brasil. A cruz, acompanhada do ícone de Nossa Senhora, percorrerá as dioceses de todos os estados brasileiros até chegar ao Rio de Janeiro em 2013, cidade sede da Jornada Mundial da Juventude.
A Cruz Peregrina foi oferecida pelo papa João Paulo II aos jovens em 1985. Desde então, ela se tornou símbolo da Jornada Mundial da Juventude. Em 2003 ganhou a companhia do ícone com a imagem da Virgem Maria. Em 1992 jovens norte- americanos receberam a cruz peregrina de jovens poloneses, dando início a uma tradição. Jovens do país que sediou a Jornada Mundial da Juventude entregam a cruz aos jovens do país que sediará a próxima edição do evento.
Vinda da Espanha, a chegada da Cruz Peregrina ao Brasil marca os preparativos do grande encontro que reunirá o papa Bento XVI e os jovens de todo o mundo no Rio de Janeiro, no ano que vem. (FB/JS)
Deixe seu comentário