Dois bispos brasileiros são nomeados para cargos em organismos da Santa Sé
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-10-2012, Gaudium Press) No último sábado dois bispos brasileiros receberam nomeação para trabalhar em organismos da Santa Sé. Um deles é o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que agora é membro do Pontifício Cor Unum, que também é conhecido como “Conselho da caridade do Papa”. O outro é o bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francesco Biasin, como membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
Dom Alberto Taveira
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, é membro da Comissão Episcopal para Textos Litúrgicos da CNBB. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 06 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima – MG. Já foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica, função que continua a exercer.
Dom Alberto Taveira Corrêa é membro do Conselho Administrativo da Fundação “Populorum Progressio”, criada por João Paulo II para ajuda às populações camponesas, indígenas e afro-americanas da América Latina, tendo sido seu Vice-presidente por dois mandatos.
Dom Alberto Taveira Corrêa foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará no dia 30 de dezembro de 2009, tendo tomado posse em 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo de Belém e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica.
Dom Francesco Biasin
Já Dom Francesco Biasin é presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Nasceu em Arzercavalli Pádua, na Itália, em 06/09/1943. Foi ordenado sacerdote em 20 de abril de 1968 e Bispo em 12 de outubro de 2003.
Seu lema é Dar a vida pelos irmãos. Veio para o Brasil em 1972, colaborar como sacerdote na Diocese de Petrópolis (RJ). Foi pároco da Catedral de Duque de Caxias e compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e responsável pelo Centro de Formação de Pádua.
Foi nomeado para a Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, em 8 de junho de 2011, transferido da Diocese de Pesqueira. Na nova diocese compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e foi responsável pelo Centro de Formação de Pádua. (EA)
Deixe seu comentário