Padre das Filipinas convida fiéis a ignorarem Halloween e viverem a Festa de Todos os Santos
Filipinas (Segunda-Feira, 29-10-2012, Gaudium Press) Através de uma nota enviada aos institutos religiosos das Filipinas e também à imprensa, a Associação para a Educação Católica das Filipinas, presidida pelo padre Greg Bañaga, convida os fiéis a ignorarem a festa de Halloween e viverem a Festa de todos os Santos.
“Todas as instituições católicas têm o dever de defender a dignidade das pessoas mortas e não devem celebrar a festa de Todos os Santos e de Finados com roupas ou ritos assustadores”, diz a nota.
Segundo a doutrina católica, afirma o sacerdote, a Festa de Todos os Santos (1º de novembro) é uma oportunidade dada a cada fiel para aprofundar a própria vocação à santidade, enquanto o dia 2 de novembro (dia e finados) é a ocasião para rezar e recordar no recolhimento por todos os fiéis defuntos.
A Igreja filipina, em seu conjunto, manifestou fortes reservas e perplexidades pela difusão insistente e dirigida da festa e dos ritos de Halloween.
Bispos e sacerdotes estão particularmente preocupados pela situação dos jovens e crianças, que podem ser contagiados por “contra-valores” presentes nas práticas de Halloween. Práticas que tendem a valorizar o mal, os fantasmas, as bruxas e a magia. Por isso foi lançado esse apelo com o intuito de impedir sua difusão nas escolas católicas.
O Halloween chegou às Filipinas promovido por motivos comerciais, graças aos meios de comunicação ocidentais e a dependência cultural dos Estados Unidos. No grande arquipélago filipino, adquiriu popularidade sobretudo em algumas áreas de Manila e de grandes cidades. (EA)
Deixe seu comentário